Antibiótico para artrite muda a cor dos olhos de norte-americano para azul

(dr) New England Journal of Medicine

Um norte-americano de 70 anos viu seus olhos ficarem completamente azuis por causa de um antibiótico para a artrite inflamatória.

Olhos azuis são muito comuns, mas a parte branca dos nossos olhos – a esclera – nunca muda de cor, quer tenhamos olhos azuis, castanhos ou verdes. Foi esse o motivo que levou um indivíduo de 70 anos a ir ao médico: sua esclera ficou totalmente manchada de azul.

De acordo com o relatório médico, embora não apresentasse dor nem visão embaçada, no ano passado, o branco dos olhos foi ficando gradualmente azulado.

Os médicos testaram sua visão, juntamente com outros indicadores de saúde ocular, e os resultados foram todos normais. Mas o branco de seus olhos tinham, de fato, uma cor azulada, assim como partes de suas orelhas, assinala o relatório, publicado recentemente no New England Journal of Medicine.

O motivo para seus olhos (inteiramente) azuis estava, por incrível que pareça, dentro do armário onde o homem guardava seus medicamentos.

Aos médicos, o indivíduo disse que estava tomando um medicamento chamado Minociclina para o tratamento da artrite inflamatória já há 15 anos. A Minociclina é um antibiótico normalmente usado para tratar infecções bacterianas, mas como tem efeitos anti-inflamatórios, é também usada no tratamento da artrite reumatoide (um tipo de artrite inflamatória), segundo o American College of Rheumatology.

Um efeito colateral da Minociclina é que, se usado por muito tempo, pode causar descoloração da pele, orelhas, unhas, dentes, gengivas, cicatrizes e, sim – da parte branca dos olhos.

O coautor do relatório, Rony Sayegh, professor assistente de oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Case Western Reserve, em Cleveland, disse que nunca viu um caso de descoloração da esclera devido à Minociclina.

Não está claro o quão comum é este efeito colateral. Um estudo de 2016, com cerca de 300 pacientes, constatou que cerca da metade dos participantes apresentava alguma descoloração da pele (hiperpigmentação) após cinco anos de utilização de Minociclina. Mas apenas 3% dos participantes tinham descoloração do branco dos olhos.

No entanto, é desconhecida a forma exata de como a Minociclina leva à descoloração dos tecidos. Ainda assim, acredita-se que um metabólito, ou subproduto, do medicamento pode formar “complexos insolúveis” com melanina que se depositam nos tecidos do corpo. A descoloração pode ser permanente ou desaparecer com o tempo.

Os médicos aconselharam o homem a parar de tomar Minociclina para ver se a descoloração dos olhos melhorava. Mas, um ano depois de interromper a medicação, os médicos não viram melhoras na descoloração da esclera.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Museu de Londres reunirá relatos de sonhos de britânicos na pandemia

Projeto visa documentar mudanças no sono causadas pelo confinamento e pela crise gerada com a covid-19, além de coletar narrativas sobre o período para gerações futuras. Mudanças no sono aparentemente têm sido comuns durante a pandemia …

'O Gambito da Rainha': série da Netflix ignora sexismo no xadrez, diz ex-campeã

Existem várias cenas comoventes em O Gambito da Rainha, a série da Netflix que conta a história fictícia de Beth Harman, uma jovem prodígio do xadrez da década de 1960. Em uma delas, um jogador experiente …

Detectada "partícula fantasma" no Sol que confirma teoria da década de 1930

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu, pela primeira vez, detectar diretamente a presença do ciclo carbono-nitrogênio-oxigênio (CNO) na fusão nuclear do Sol. Este ciclo representa uma das reações de fusão pelas quais as estrelas convertem hidrogênio …

Musk acertou? Tesla se aproxima dos US$ 500 bilhões de valor de mercado

Nesta segunda-feira (23), a Tesla atingiu o valor de mercado de US$ 498 bilhões. E isso em um momento em que não se sabe se a empresa vai conseguir atingir a sua meta de entregar …

Papai Noel é considerado 'trabalhador essencial' na Irlanda

Na mesma semana em que novas restrições de viagem foram colocadas em prática no Reino Unido e na Irlanda diante dos estragos causados pela segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa, a Irlanda fez …

Especialistas da ONU advertem sobre viés racista em algoritmos

Os países devem fazer mais para combater o racismo, principalmente nos algoritmos de inteligência artificial utilizados para reconhecimento facial e controles policiais. Essas ferramentas podem reforçar discriminações, alertam especialistas da ONU. Segundo a especialista jamaicana …

Estudo de dentes de megalodonte revela segredos do tubarão de 18 metros

Especialistas em tubarões revelaram mais informações sobre um dos maiores predadores dos mares – o megalodonte. Nova pesquisa de dentes fossilizados da espécie Odotus megalodons, chamada também de megalodonte, sugere que os tubarões fêmeas desta espécie …

Escritor é alvo de censura e terá conta no Twitter suspensa por críticas contra Igreja Universal

O escritor J. P. Cuenca foi censurado por uma decisão judicial e terá sua conta do Twitter suspensa após o juiz da comarca de Campos dos Goytacazes (RJ), Ralph Machado Manhães Junior, acatar um pedido …

"Tesouro" espetacular de antigos artefatos de caça na Noruega é descoberto sob gelo derretido

Arqueólogos descobriram um “tesouro” de artefatos enquanto outra grande mancha de gelo derrete nas montanhas norueguesas, revelando um total de 68 flechas e muitos outros itens de um antigo local de caça de renas. As primeiras …

Não é mais 90%? AstraZeneca assume erro de eficácia da vacina da COVID-19

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford, que estão desenvolvendo juntas uma vacina contra a COVID-19, revelaram na última quarta-feira (25) que houve um erro no momento da divulgação dos resultados dos testes da vacina …