Oftalmologista encontra 27 lentes de contato perdidas em olho de paciente

Uma “massa azulada” contendo 17 lentes de contato foi descoberta no olho de uma paciente que havia agendado uma cirurgia de catarata. A paciente de 67 anos não sabia que tinha perdido as lentes dentro dos próprios olhos e depois disse aos cirurgiões que achava que o recente desconforto era devido ao olho seco e à idade avançada.

A especialista em oftalmologia em fase experimental, Rupal Morjaria, disse que outras dez lentes de contato individuais foram descobertas no olho da mulher após um exame mais aprofundado no Hospital Solihull.

A equipe operacional, que incluiu um oftalmologista com mais de 20 anos de experiência, ficou surpresa com a descoberta, segundo Morjaria. “Nenhum de nós jamais viu isso antes”, acrescentou.

Era uma massa enorme. Todas as 17 lentes de contato estavam presas juntas. Ficamos realmente surpresos com o fato de o paciente não ter notado a presença das lentes, porque isso causaria muita incômodo enquanto estava lá”, explicou a especialista.

A cirurgia de catarata foi adiada após a descoberta, devido ao aumento do risco de endoftalmite.

“Pelo fato de ela ter abrigado essas lentes de contato em seus olhos por um período de tempo desconhecido, se tivéssemos operado, ela poderia ter problemas com bactérias ao redor de sua conjuntiva”, disse Morjaria.

A paciente vinha usando lentes de contato mensais e descartáveis ​​nos últimos 35 anos, mas não compareceu a consultas regulares com optometristas. Morjaria disse que a paciente não relatou quaisquer sintomas relacionados às lentes em sua avaliação pré-operatória.

Ela ficou bastante chocada. Quando a reencontrei, duas semanas depois, tirei as lentes e ela disse que sentia os olhos muito mais confortáveis. A paciente pensava que seu desconforto anterior era apenas parte da idade avançada e do olho seco”, informou Morjaria.

O caso ocorreu em novembro do ano passado e foi relatado ao The BMJ.

Divulgação e consciência pública

Morjaria disse à OT que a decisão de divulgar o caso foi tomada porque os clínicos envolvidos anteriormente não acreditavam que era possível manter tantas lentes de contato sem qualquer sintoma.

Informar sobre a cirurgia é uma questão de consciência pública, de acordo com Morjaria.

“Nesta era, quando é tão fácil comprar lentes de contato online, as pessoas tornam-se mais relaxadas com os exames regulares. As lentes são usadas o tempo todo, mas, se não forem adequadamente monitoradas, veremos pessoas com infecções oculares graves, que podem fazer com que elas percam a visão”, disse.

O agente clínico e regulador da Associação de Optometristas (AOP), Henry Leonard, disse que o caso ilustra a importância de o portador de lentes ter contato com profissionais regularmente após a adoção do uso.

“Os pacientes às vezes apresentam uma lente de contato presa sob a parte superior da pálpebra, particularmente se eles são novos usuários ou têm problemas com a colocação, mas encontrar muitas lentes presas ao olho de alguém é uma situação extremamente rara”, compartilhou Leonard.

Ele acrescentou: “A maioria dos pacientes experimentaria significante desconforto e vermelhidão e correria o risco de desenvolver infecções oculares”.

O AOP tem uma série de recursos que fornecem conselhos práticos para usuários de lentes de contato, incluindo um vídeo de um minuto com as principais dicas ao paciente.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …