Invasão de escorpiões preocupa moradores de cidade baiana

Uma invasão de escorpiões tem deixado moradores do bairro Brasil, na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, assustados. Os moradores contam que os animais aparecem com muita frequência nas casas, em estabelecimentos comerciais e podem ser vistos até nas calçadas.

O militar aposentado Osvaldino Gomes, que mora na Avenida Itabuna, conta que precisa todos os dias arrastar móveis e revistar objetos para não ser surpreendido. Ele conta que, em pouco mais de um ano morando no bairro, já encontrou mais de 30 escorpiões dentro de casa.

A última vez, encontramos um em cima da cama do meu neto. Cada dia que passa, aumenta a quantidade de escorpião. A gente quer dos órgãos competentes que apresentem uma solução para nós”, disse.

No quintal, para combater os escorpiões, Osvaldino diz que precisou colocar galinhas. “Eu ganhei umas e também tive que comprar outras para não deixar criar uma epidemia no quintal”, destacou. Ainda não há informações sobre o que está atraindo tantos escorpiões para o local.

A vizinha, a dona de casa Iracema Lacerda, também reclama dos insetos. Ela diz que mora no bairro há cerca de 30 anos e conta que o problema é antigo. Iracema lembra do susto que tomou uma vez quando um escorpião caiu em sua cabeça.

Foi choque muito grande, mas Deus me deu o livramento. Aqui, sempre teve muito escorpião. Não sei se vem do esgoto ou de outro lugar, mas aqui está um caso sério”, afirmou.

A prefeiura de Vitória da Conquista informou que, ao receber denúncias, o Centro de Controle de Endemias realiza visitas para orientar os moradores e vistoriar os imóveis.

Informou ainda que os escorpiões encontrados são capturados e encaminhados para um laboratório para análise. O procedimento, segundo a prefeitura, segue o que orienta o Ministério da Saúde.

A picada do escorpião pode levar à morte e o ideal é que a pessoa procure imediantamente um médico, como orienta a diretora clínica do Hospital Geral de Vitória da Conquista, Maria Tereza Barce.

Existem os grupos que são mais sensíveis à picada do escorpião, que são formados pelas crianças e os pacientes idosos. Mas qualquer um de nós pode ter uma reação mais adversa à picada de algum animal peçonhento. O ideal é procurar um médico para ser avaliado”, afirma.

A médica conta que o soro antiescorpiônico é aplicado sobretudo nas pessoas que apresentam complicações. O medicamento, no entanto, está em falta na cidade.

As pessoas que só sentem a dor e não desenvolvem as complicações não têm indicação de tomar o soro antiescorpiônico. Mas os grupos de risco, principalmente as crianças e os idosos, a gente costuma dar o soro, que está em falta no Ministério da Saúde. Quando não temos o soro e temos esses grupos de risco, a opção é o soro antiaracnídeo, que é eficaz, mas é mais caro”, destacou.

A médica disse ainda que 100 ampolas do soro antiescorpiônico serão encaminhadas pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) nos próximos dias para Vitória da Conquista.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …