Divulgada nesta quarta-feira (22), a pesquisa Datafolha considerou para análise dois cenários políticos com nomes distintos do PT. Em uma situação, o candidato é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba, e na outra é o ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.
É a primeira pesquisa Datafolha após o registro das candidaturas à Presidência da República no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo. Foram ouvidos 8.433 eleitores em 313 municípios, de 20 e 21 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Simulação 1
Com Lula como candidato do PT, ele aparece com 39% das intenções de voto, Jair Bolsonaro (PSL) com 19%, Marina Silva (Rede) tem 8%, Geraldo Alckmin (PSDB) obteve 6%, Ciro Gomes (PDT) tem 5%, Álvaro Dias (Podemos): 3% e João Amoêdo (Novo), 2%
Os candidatos Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Cabo Daciolo (Patriota) e Vera (PSTU) aparecem com 1% das intenções de voto. João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) obtiveram 0%.
Os entrevistados que declararam que vão votar branco, nulo ou em nenhum dos nomes foram 11%. Outros 3% disseram não saber em quem votar.
Cenário 2
Condenado a 12 anos e um mês e cumprindo pena em Curitiba, Lula tem a candidatura questionada. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidirá se o registro do petista deve ser mantido.
Em caso de impugnação da candidatura, o nome considerado pelo PT é o de Haddad. A pesquisa Datafolha considerou este cenário. Com o ex-prefeito como candidato, Jair Bolsonaro (PSL) tem 22% das intenções de voto, Marina Silva (Rede), 16%, Ciro Gomes (PDT), 10% , Geraldo Alckmin (PSDB), 9%, Alvaro Dias (Podemos), 4% e Haddad, 4%.
Os candidatos João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) aparecem com 2%, Vera (PSTU), Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (PSOL) e João Goulart Filho (PPL) com 1%, enquanto Eymael (DC) obteve 0%.
Os eleitores que declararam voltar em branco, nulo ou nenhum dos nomes são 22%, enquanto não sabem 6%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR- 04023/2018.
Ciberia // Agência Brasil
Como assim??? Só se a pesquisa tenha sido feita no complexo da Papuda. Condenado não tem direito a candidatura. Qual parte da Lei da Ficha limpa ainda não entenderam? Ficam dando muito destaque para esse criminoso que só fez uma coisa em sua vida pública: Roubar o povo brasileiro em sua dignidade e um bando de idiotas anencéfalos ficam dando trela para esse picareta e sua trupe. Não é à toa que o Brasil é motivo de chacota mundo à fora.
KKKKKKKKKKK
E quem acredita no Data F@lha?
Vai ser igual ao que aconteceu nos EUA. Compraram pesquisas, bateram no cara e isso só fez ele crescer!!
Esse jornaleco chamado de Data folha, tá de brincadeira com o povo Brasileiro, não tem conhecimento das leis que regem nosso país, isso chama-se incentivo a bandido, aqui tudo pode, nosso país é motivo de chacota para outros países, por este motivo, fazer pesquisa eleitoral com bandido, esqueceram de convidar o Fernandinho Beira mar, com certeza, ele estaria na frente de todos os candidatos juntos.
Media que se presa não publica coisa de falsário irresponsável, publicando uma falsidade destas só melhora o status de vagabundos corruptos. Tenham mais respeito por nós, brasileiros. Que estes vagabundos apodreçam esquecidos no fundo de uma cadeia.