Com recarga wireless, lente de contato pode monitorar o diabetes

Tecnologias voltadas para o monitoramento da saúde, em aplicativos médicos, são cada vez mais comuns, unindo os últimos avanços em wearables, sensores cada vez menores e comunicações sem fio.

É o caso de uma lente de contato inteligente, capaz de monitorar as informações fisiológicas do olho e das lágrimas, além de fornecer diagnósticos médicos, em tempo real, como níveis de glicose no organismo.

Para indicar a condição diabética em tempo real, os cientistas da Universidade Yonsei, na Coreia do Sul, trabalham no desenvolvimento dessas lentes de contato inteligente, dotadas de mecanismo com carregamento sem fio e sensores de glicose, como explicado no artigo publicado pela Science Advances. De maneira muito eficiente e até inédita, a recarga do dispositivo pode ser realizada sem que o usuário as precise retirar dos olhos.

Segundo o professor sul-coreano e responsável pelo projeto, Jihun Park, o segredo da invenção se baseia em não usar uma bateria convencional, mas sim um supercapacitor, feito de eletrodos de carbono e um eletrólito em miniatura, muito mais eficientes.

O monitoramento do diabetes acontece a partir da concentração de glicose nas lágrimas – fator adequado para determinar o nível de glicemia de jejum nas lágrimas de pacientes diabéticos – e, simultaneamente, para fornecer resultados através do visor conectado ao aparelho.

Por isso, a lente de contato sul-coreana é composta por nanoestruturas transparentes e extensíveis que fazem o produto similar as outras lentes comuns disponíveis no mercado, transparentes e gelatinosas. Só que modelo conta com uma antena e um LED em vermelho, que acende de acordo com a medição do sensor embutido.

Com a conexão sem fio, essas informações são enviadas para um monitor de controle, que mostra os sinais de detecção, em tempo real e integrado. Assim, são eliminadas as necessidades de equipamentos de medição volumosos e adicionais que poderiam obstruir a visão do usuários.

Até agora, os testes das lentes inteligentes estão em fase inicial. Os testes in vivo foram realizados com coelhos, incluindo o monitoramento da mudança de temperatura no olho do animal, eventualmente, causados pela tecnologia.

Os resultados positivos trazem esperança para os cientistas em preparar, no futuro, testes em humanos com as lentes de contato inteligentes. Caso seja bem sucedida, a tecnologia seria uma opção para o monitoramento não invasivo na área de cuidados de saúde, a partir dos olhos e as lágrimas.

Líder da pesquisa, o cientista Park já desenvolve há alguns anos estudos com lentes de contato inteligentes. No ano passado, a sua equipe construiu uma versão que podia monitorar os níveis de glicose no sangue. Dessa vez, a equipe juntou essa capacidade com a da tecnologia wireless.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Muito além de Netuno: objeto binário choca cientistas por ter partes orbitando muito perto

Um objeto transnetuniano (TNO, na sigla em inglês) binário foi detectado por uma rede de observação nos EUA. Objetos transnetunianos consistem em pequenos corpos gelados que orbitam o Sol a uma distância longínqua, para além …

Acusados de financiar terrorismo na Síria com bitcoins são detidos na França

A Procuradoria Nacional Antiterrorista (PNAT) da França anunciou a detenção nesta terça-feira (29) de 29 pessoas acusadas de transferir recursos a jihadistas na Síria graças a um circuito sofisticado no qual foram utilizadas criptomoedas. A …

Donald Trump e Joe Biden travam debate caótico

Xingamentos e interrupções marcam primeiro duelo direto. Trump se recusa a condenar racistas, e Biden chama presidente de palhaço e mentiroso. Democrata sinaliza que pretende retaliar Brasil por devastação ambiental. Faltando pouco mais de um mês …

Flight Simulator tem um bug com buraco bizarro no mapa do Brasil

Vejam só: encontraram um bug respeitável na edição 2020 de Flight Simulator, o respeitado simulador de voo da Microsoft. E, para o nosso orgulho, a falha se localiza especificamente no Brasil. Se você sobrevoar as coordenadas …

Médica fez viagem institucional para impedir aborto de criança vítima de estupro e Damares teria atuado nos bastidores

Uma reportagem da Folha de São Paulo afirmou que uma das médicas que trabalhou para impedir o aborto legal de uma criança de 10 anos que foi estuprada em São Mateus, ES, confessou, em entrevista, …

COVID-19: produção de vacina pode causar morte de meio milhão de tubarões, alertam especialistas

Óleo natural feito a partir do fígado dos tubarões é um componente-chave entre os ingredientes utilizados por vários candidatos a vacina contra a COVID-19. A Shark Allies, uma organização de defesa aos tubarões, da Califórnia, EUA, …

Quem é Amy Barrett, a indicada de Trump para Suprema Corte?

Se aprovada pelo Senado, atual juíza federal e católica devota poderá influenciar a vida pública dos EUA por décadas e mover de vez a composição da Corte para uma orientação conservadora. Se no Brasil o presidente …

Uber ganha 18 meses de licença para atuar em Londres

Após uma longa batalha jurídica, a Uber ganhou uma licença para restabelecer suas operações em Londres pelos próximos 18 meses. Em novembro de 2019, a empresa havia sido impedida de atuar na capital inglesa, depois que …

Testes de DNA da moda não identificam indígenas brasileiros

Testes de DNA estão na moda. Se você pensou em exames para comprovar paternidade ou algo nesse sentido: não é disso que estamos falando (embora pudéssemos). A nova tendência — entre aqueles que têm condições para …

EUA e Brasil querem barrar governo Maduro na Organização Pan-Americana da Saúde

Os Estados Unidos, o Brasil e outros 11 países rejeitaram nesta segunda-feira (28) a legitimidade do governo de Nicolás Maduro na Venezuela para participar do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A …