Com recarga wireless, lente de contato pode monitorar o diabetes

Tecnologias voltadas para o monitoramento da saúde, em aplicativos médicos, são cada vez mais comuns, unindo os últimos avanços em wearables, sensores cada vez menores e comunicações sem fio.

É o caso de uma lente de contato inteligente, capaz de monitorar as informações fisiológicas do olho e das lágrimas, além de fornecer diagnósticos médicos, em tempo real, como níveis de glicose no organismo.

Para indicar a condição diabética em tempo real, os cientistas da Universidade Yonsei, na Coreia do Sul, trabalham no desenvolvimento dessas lentes de contato inteligente, dotadas de mecanismo com carregamento sem fio e sensores de glicose, como explicado no artigo publicado pela Science Advances. De maneira muito eficiente e até inédita, a recarga do dispositivo pode ser realizada sem que o usuário as precise retirar dos olhos.

Segundo o professor sul-coreano e responsável pelo projeto, Jihun Park, o segredo da invenção se baseia em não usar uma bateria convencional, mas sim um supercapacitor, feito de eletrodos de carbono e um eletrólito em miniatura, muito mais eficientes.

O monitoramento do diabetes acontece a partir da concentração de glicose nas lágrimas – fator adequado para determinar o nível de glicemia de jejum nas lágrimas de pacientes diabéticos – e, simultaneamente, para fornecer resultados através do visor conectado ao aparelho.

Por isso, a lente de contato sul-coreana é composta por nanoestruturas transparentes e extensíveis que fazem o produto similar as outras lentes comuns disponíveis no mercado, transparentes e gelatinosas. Só que modelo conta com uma antena e um LED em vermelho, que acende de acordo com a medição do sensor embutido.

Com a conexão sem fio, essas informações são enviadas para um monitor de controle, que mostra os sinais de detecção, em tempo real e integrado. Assim, são eliminadas as necessidades de equipamentos de medição volumosos e adicionais que poderiam obstruir a visão do usuários.

Até agora, os testes das lentes inteligentes estão em fase inicial. Os testes in vivo foram realizados com coelhos, incluindo o monitoramento da mudança de temperatura no olho do animal, eventualmente, causados pela tecnologia.

Os resultados positivos trazem esperança para os cientistas em preparar, no futuro, testes em humanos com as lentes de contato inteligentes. Caso seja bem sucedida, a tecnologia seria uma opção para o monitoramento não invasivo na área de cuidados de saúde, a partir dos olhos e as lágrimas.

Líder da pesquisa, o cientista Park já desenvolve há alguns anos estudos com lentes de contato inteligentes. No ano passado, a sua equipe construiu uma versão que podia monitorar os níveis de glicose no sangue. Dessa vez, a equipe juntou essa capacidade com a da tecnologia wireless.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …