O filme Dunkirk está superando todas as expectativas: além de liderar as bilheterias nos EUA, está tendo excelente aceitação nos cinemas internacionais.
No entanto, a aprovação de um espectador “especial”, deve ter deixado o diretor Christopher Nolan muito feliz. Trata-se do ex-combatente canadense Ken Sturdy, o veterano da batalha real que inspirou o filme, passado durante a Segunda Guerra Mundial.
Aos 97 anos, vestido com um casaco adornado com as inúmeras medalhas que ganhou durante o conflito, Sturdy assistiu ao filme e só teve elogios: “Nunca pensei voltar a ver isto. Senti como se eu estivesse lá novamente”, contou Sturdy ao GlobalNews.
“Tinha 20 anos quando aquilo aconteceu, mas penso que recordei… pude ver meus velhos amigos de novo e muitos deles morreram na guerra, perdi tantos amigos”, acrescentou Sturdy. O soldado se encontrava mobilizado em Dunquerque com a marinha norte-americana para ajudar a resgatar tropas da praia da cidade francesa.
Muitos dos espectadores estavam visivelmente emocionados por ter compartilhado a estreia com o veterano. “No fim do filme, desci as escadas para cumprimentar Sturdy, ele estava limpando as lágrimas, a tentar contê-las“, contou Kelly Kwamsoos, uma das espectadoras – ela própria com os olhos cheios d’água.
“Dunkirk” é baseado na história real da evacuação dos aliados da cidade francesa de Dunkirk, no início da Segunda Guerra Mundial, quando se viram encurralados pelas forças nazistas. Ao longo de nove dias, mais de 338 mil militares foram evacuados em barcos civis, e mais de 68 mil soldados perderam a vida ou foram capturados.
// ZAP