Dois navios holandeses que naufragaram durante a segunda guerra mundial desapareceram do fundo do Mar de Java, na costa da Indonésia, estando também desaparecidas peças de uma terceira embarcação.
O Governo holandês confirmou que os destroços dos navios HNLMS De Ruyter, HNLMS Java e HNLMS Kortenaer desapareceram misteriosamente, e já abriu uma investigação para tentar descobrir o que aconteceu.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, os destroços foram encontrados pela primeira vez em 2002, por mergulhadores, mas nova expedição, realizada para comemorar os 75 anos da Batalha do Mar de Java, descobriu que os navios naufragados não estavam no mesmo lugar.
Apesar de os sonares mostrarem as impressões dos destroços no fundo do mar, não há qualquer sinal de duas das embarcações e uma está incompleta.
“A profanação de um túmulo de guerra é uma ofensa séria”, disse o Ministério da Defesa, sugerindo que os destroços podem ter sido deslocados ilegalmente.
Os três navios afundaram durante a batalha do mar de Java, em 1942, que resultou em uma derrota desastrosa para marinheiros holandeses, britânicos, americanos e australianos pelas forças navais japonesas.
Cerca de 2.200 pessoas morreram na batalha, incluindo 900 cidadãos holandeses, e os destroços foram declarados túmulos de guerra.
Os mares da Indonésia, Singapura e Malásia são a sepultura de mais de 100 navios e submarinos que naufragaram durante a Segunda Guerra Mundial.
Nos últimos anos, os destroços das embarcações históricas têm sido danificados por pescadores e mergulhadores.
Em 2014, as autoridades americanos descobriram que houve uma “perturbação não autorizada” do navio USS Houston, que naufragou no Mar de Java durante a Batalha do Estreito de Sonda.
BZR, ZAP