Empresa norueguesa assegura que pode ‘eliminar’ furacões antes que se tornem destrutivos

NOAA / STAR

Furacão Michael

Especialistas ambientais advertem que o sistema de cortina de bolhas proposto pela empresa poderia ela própria provocar efeitos indesejados.

A OceanTherm, startup norueguesa, assegura que sua tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem poderosos furacões, e prevenir estragos como os que ocorreram nos últimos anos devido aos fenômenos naturais, informa a Fox4.

Os especialistas da empresa observam que a mudança climática está fazendo com que os furacões sejam cada vez mais violentos, e explicam que uma das razões é que os oceanos, cada vez mais quentes, fazem com que as tempestades ganhem velocidade.

No entanto, eles dizem ter encontrado uma solução, que basicamente consiste em esfriar a água usando uma tecnologia de cortina de bolhas.

Seus pesquisadores determinaram que as temperaturas da superfície do mar, que são aproximadamente de 26 graus centígrados, ajudam a intensificar os sistemas tropicais.

Seu plano envolve a instalação de tubos perfurados que liberam bolhas, empurrando água mais fria do oceano até a superfície e bloqueando, assim, a fonte de energia das tempestades.

O diretor-executivo da OceanTherm, Olav Hollingsaeter revelou que foram as impactantes imagens do furacão Katrina, que em 2005 atingiu o estado de Louisiana, que o inspiraram a buscar uma solução.

Os pesquisadores temem que tempestades mais intensas e frequentes possam seguir ocorrendo caso as temperaturas do mar continuem aumentando.

O projeto está em suas primeiras fases de desenvolvimento, embora a equipe tenha revelado que, recentemente, foi realizada uma simulação com êxito.

O objetivo é ter eventualmente, um sistema suficientemente grande que se estenda ao longo do golfo do México ou Atlântico.

No entanto, o projeto enfrenta diversos desafios, um dos quais é obter o financiamento necessário para a próxima fase de testes, que supera os US$ 17 milhões (R$ 89,3 milhões). Porém, recordam que esse valor é insignificante se comparado com os bilhões de dólares em danos que podem ser provocados por um furacão.

Por sua vez, especialistas advertem sobre as possíveis consequências indesejadas do novo método para o ambiente, caso seja aplicado em grande escala.

“Quando algo muda, há um efeito dominó das coisas que podem ocorrer”, advertiu a engenheira ambiental Tracy Fanara.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …