A capital da República Tcheca vai proibir a circulação de bicicletas nas rotas para pedestres no centro histórico da cidade, todos os dias, entre as 10h e as 17h.
Segundo o Diário de Notícias, o bairro de Praga 1, cuja jurisdição cobre os principais centros históricos, anunciou a medida como uma contribuição para a segurança dos turistas. Em 2016, a cidade já tinha proibido o uso de segways, mas agora a proibição abrange todo o tipo de bicicleta.
Oldich Lomecký, prefeito de Praga, disse ao The Guardian que essa não é uma medida contra os ciclistas, mas que se trata de um “problema de espaço“, já que Praga não tem infraestruturas destinadas inteiramente aos ciclistas, como as ciclovias.
“As faixas para pedestres devem ser para eles, e não para ciclistas. Todos os dias há conflito entre ciclistas e pedestres. Este é o cerne do problema “, justificou o presidente.
A medida ainda não foi implementada e já dá o que falar. Vratislav Filler, da Auto * Mat, uma associação que promove a transporte sustentável na cidade, afirmou não haver dados que suportem a iniciativa.
“Os dados mostram que 21 pedestres foram atropelados por carros nos últimos 10 anos e apenas três resultaram de acidentes com bicicletas“, explicou, acrescentando que existem cerca de “900 carros por mil habitantes”.
A polêmica em torno da medida fez com que fosse criada uma petição, em conjunto com o bairro de Praga 7. A medida pode entrar em vigor até maio.
Ciberia // ZAP