Costureira distribui marmitas para familiares de pacientes que esperam em hospital em Curitiba

(dv) Andréa Martins / RPA

É comum ouvirmos voluntariados relatarem que a gratidão recebida ao ajudar ao próximo é a melhor recompensa. Para Andréa Martins, uma costureira que vive em Curitiba, o sentimento não é diferente. Ela contou ao RPA que a sensação de ver a felicidade das pessoas que ela ajuda é indescritível.

Andréa distribui marmitas para os pacientes e seus parentes, no Hospital Pequeno Príncipe, na capital dos paranaenses.

Tudo começou há cerca de um ano, quando Andréa estava em uma reunião em seu grupo de oração e foi proposto para que os integrantes pensassem em algo que pudesse ajudar ao próximo. Ela então teve a ideia de cozinhar e distribuir comida em um hospital.

Andréa então chamou uma vizinha e juntas cozinharam 20 marmitas. “Quando distribuímos no hospital, elas acabaram como se fossem água”, lembra Andréa.

A costureira lembra como se fosse hoje, quando um homem no hospital lhe abordou. “Olha, só por Deus mesmo a senhora apareceu! Hoje eu vim com o meu neto e não tinha um tostão pra comer! A senhora vai vir semana que vem novamente?”, perguntou.

E depois desse dia, Andréa nunca mais parou. Às vezes ela conta com a ajuda de algumas pessoas, mas na maioria das vezes, faz tudo sozinha. “Quando não consigo todo o dinheiro, eu mesma me viro para comprar as coisas”, explicou.

Como ela não dirige, também há voluntários que se dispõem a entregar as marmitas. São distribuídas cerca de 100 por semana.

As refeições nas marmitas são compostas por arroz, carne moída, verduras e macarrão. Elas são entregues no isopor, para que não esfriem. Também são levadas duas garrafas térmicas com suco, copos, talheres e guardanapos.

“A gente alcança muita gente que não possui condições de comprar comida. Eu estou acostumada a ouvir: ‘que bom que a senhora apareceu, porque se não fosse essa marmita, hoje eu não iria comer!‘’”, conta.

Andréa também se preocupa com as pessoas que acabam passando muito tempo no hospital, onde apenas uma marmita não seria suficiente para a alimentação do dia todo, por isso ela também prepara alguns pacotes de bolacha sortidos para servirem de lanche.

“Esses dias conheci um menininho que fazia tratamento para o vitiligo, ele devia ter uns oito ou nove anos e estava acompanhado da sua avó. Eles me chamaram a atenção porque dava para perceber que passavam fome. Dei dois pacotes de bolacha pra ele e para a sua avó, além das marmitas. Ele não conseguia parar de me abraçar e me beijar e falava: ‘tia, que Deus te abençoe muito!’”, conta.

“Acho importante demonstrar um pouquinho mais de amor pelo próximo e se colocar mais no lugar do outro. Agradeço a Deus por conseguir fazer esse voluntariado e poder demonstrar esse amor ao próximo. Fazer esse trabalho é algo que eu não sei explicar, parece que o coração da gente vai abrir de tanto amor! É uma sensação indescritível!” completa a costureira, com um grande carinho na fala.

E você, já pensou que uma simples gentileza sua pode mudar a vida de outra pessoa?

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Bendita essa alma. Essa Senhora nos da um exemplo de amor ao proximo , quem dera pudéssemos, ao menos um tiquito só, seguir seu exemplo, na verdade nos podemos, mas nos escondemos sob nossa vergonha e comodismo, batalhar pelos fracos e desvalidos não traz reconhecimento, não tem holofotes, Andrea tua recompensa e holofote esta garantido, pois DEUS na sua infinita bondade e misericórdia já tem preparado para vc a coroa da justiça. Parabéns e que DEUS te de muita saúde e paz junto a sua família para que continues a favor dos pobres.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …