Porto Alegre está prestes a ganhar o primeiro hospital veterinário público municipal do país, a Unidade de Saúde Animal Victória (USAV).
O espaço deve passar a funcionar já nos próximos meses, sob o comando da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (SEDA), prestando atendimento a cães e gatos abandonados ou que pertençam a tutores em situação de vulnerabilidade social.
Mas a iniciativa só foi possível graças a uma doação de R$ 6 milhões feita por um bilionário brasileiro.
O nome por trás da causa é Alexandre Grendene Bartelle, o 24º brasileiro mais rico, que realizou a doação como uma homenagem à sua própria mascote, a cadelinha Kate, segundo o Glamurama.
Graças ao dinheiro, a unidade pode ser construída em tempo recorde, sendo que a estrutura física ficou pronta em apenas seis meses, conforme informado em uma postagem na página do Facebook da SEDA.
O hospital veterinário vai funcionar na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, e deve começar a atender animais já no início de 2017. Ao todo, o espaço irá contar com cinco blocos cirúrgicos, quatro consultórios, uma UTI, setores de quimioterapia, fisioterapia e banco de sangue, além de uma farmácia e um laboratório, bem como uma sala de recuperação com capacidade para 150 animais.
A repercussão da notícia nas redes não poderia ter sido melhor.
Se não bastasse, o hospital veterinário, cujo projeto foi desenhado pelo arquiteto Rodrigo Souza, também ganhou o título de melhor Edifício Público de Saúde, no 13º Prêmio de Arquitetura Coorporativa Brasileira.
// Hypeness