Médico aposentado visita hospital para cuidar de paciente em coma há 17 anos no Espírito Santo

(dv) TV Gazeta

-

“Clarinha” foi atropelada no Dia dos Namorados, em 12 de junho de 2000, no centro da capital capixaba, Vitória. Desde aquele dia, ela está em coma no Hospital da Polícia Militar (HPM) e conta com um amigo: o médico coronel Potratz, que se aposentou, mas continua visitando o hospital para cuidar da mulher – que até hoje não foi identificada.

Quando foi socorrida e levada ao hospital, ela não tinha nenhum documento e nos dezessete anos desde o atropelamento, nenhum familiar de Clarinha foi encontrado. Mas Potratz ainda tem esperança de que um dia ainda algum familiar da paciente apareça.

“Depois de tantos anos me dedicando a cuidar dela, mesmo como médico, a gente acaba criando um laço de afetividade. E essa história me marcou muito, pelos aprendizados que eu tive durante essa jornada, e pela situação da própria Clarinha, que ainda está indefinida. Ainda não achamos a família dela, mas continuamos com esperança”, diss ao G1.

Apesar de não precisar mais cumprir horário ou vestir a roupa de trabalho, Potratz sempre leva algo para Clarinha. Além disso, segundo as enfermeiras – que avisam o médico quando a paciente precisa de alguma coisa -, Clarinha tem febre de manhã quando não recebe o bom-dia de Potratz.

“Eu estava até explicando para ele que às vezes ela tem febre, porque sente a falta dele, porque toda manhã era ‘bom dia, Clarinha’”, conta a enfermeira Neide Lope ao portal de notícias da Globo.

Atropelada em 2000

Com o destaque do caso, mais de 100 pessoas procuraram o Ministério Público (responsável pelas investigações que possam levar ao encontro de Clarinha com a família), mas até agora ela continua sem ser identificada.

De acordo com o MP, duas famílias – uma do Paraná e outra do Maranhão – aguardam os resultados de exames de DNA para saber se Clarinha faz parte de suas famílias. No entanto, Potratz diz que há famílias que não podem ir ao Espírito Santo realizar os exames, o que dificulta o processo de encontrar os parentes de Clarinha.

E Potratz garante que, mesmo que a família dela seja encontrada, quer continuar visitando a paciente e ajudando-a. “A gente criou um vínculo de afetividade muito grande“, concluiu.

Por ter marcas de cesária, os médicos acreditam que ela teve um filho. E pelos cálculos dos profissionais, Clarinha deve ter 38 anos.

Ciberia //

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …