Além de refletir sobre como foram seus dois mandatos como presidente dos Estados Unidos e o legado que ele vai deixar à nação, Barack Obama também está de olho no futuro e isso inclui uma questão que intriga muitas pessoas: até onde é possível realizar viagens espaciais a outros planetas?
Em um artigo publicado na CNN nesta terça-feira, 11, Obama estabeleceu uma meta ambiciosa para os Estados Unidos: “enviar seres humanos a Marte por volta de 2030 e devolvê-los com segurança à Terra.”
Para atingir tal objetivo, Obama afirma que é preciso continuar a cooperação entre o governo e a iniciativa privada, que já está em andamento.
A medida ajudará as empresas a ganhar a experiência e capacidade para criar suas próprias estações espaciais privadas, desvinculadas à Estação Espacial Internacional, ISS.
A ISS se prepara para se aposentar em 2024, mas, antes que a NASA a abandone, a agência espacial quer deixar o laboratório em órbita nas mãos de algumas empresas privadas.
Nos próximos dois anos, por exemplo, a SpaceX, de Elon Musk, e a Boeing, foram escolhidas para enviar astronautas à ISS.
“Nós ainda vamos olhar para as estrelas maravilhados, como seres humanos têm feito desde o início dos tempos“, disse o presidente norte-americano.
“Mas, em vez de aguardar ansiosamente o retorno de nossos intrépidos exploradores, vamos saber que por causa das escolhas que fazemos agora, eles foram para o espaço não só para visitar, mas para ficar e ao fazer isso, tornar nossa vida melhor aqui na Terra”, acrescentou Obama.
As preocupações de Obama e as novas iniciativas da NASA vem em um momento crítico para o programa espacial dos Estados Unidos.
O país está apenas algumas semanas de distância da eleição de um novo presidente, que terá o poder de mudar completamente a direção da NASA.
Vamos aguardar os próximos capítulos.
// Canaltech