Propulsão fotônica poderá levar o Homem a Marte em 3 dias

Uma equipe de cientistas da NASA, nos EUA, está estudando um novo sistema de propulsão fotônica – um meio diferente de viajar pelo espaço que não requer nada além de um feixe de luz.

O espaço é grande, como você já sabe. Logo, leva muito tempo para se locomover nele. Para chegar na lua, demora apenas cerca de três dias, o que não é ruim. Já Marte é outra história. Com os métodos atuais de propulsão de foguetes, uma viagem ao Planeta Vermelho demora cerca de cinco meses.

Agora, uma equipe de cientistas da NASA, liderada por Philip Lubin, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, nos EUA, está estudando um meio diferente de viajar pelo espaço que não requer nada além de um feixe de luz.

Chamado de “propulsão fotônica”, ele exige pouco mais do que uma vela solar de material ultraleve, empurrada pela energia irradiada de uma matriz de laser orbital.

A equipe de Lubin recebeu um investimento de US$ 100.000 para iniciar a fase de planejamento e teste do projeto. Ele está sendo chamado de Directed Energy Propulsion for Interstellar Exploration (Propulsão Energética Dirigida para a Exploração Interstelar, em português), ou DEEP-IN.

A ideia é juntar uma pequena sonda a uma vela solar, orbitar uma matriz de laser, e empurrar a sonda em direção ao seu destino a velocidades muito superiores a qualquer coisa que possamos alcançar nestes dias.

Futurilla / Flickr

Propulsão fotônica: uma vela solar de material ultraleve, empurrada pela energia irradiada de uma matriz de laser orbital

Propulsão fotônica: uma vela solar de material ultraleve, empurrada pela energia irradiada de uma matriz de laser orbital

Lubin estima que uma sonda pesando poucas centenas de quilos poderia ser acelerada para Marte usando este método em apenas três dias. Escalando a tecnologia para naves tripuladas, poderíamos chegar em terras marcianas em um mês.

Inovações

Existem várias pesquisas sobre métodos de propulsão para nos ajudar a chegar em Marte mais rápido.

Um método promissor é o propulsor nuclear VASIMR, que abre a possibilidade de uma viagem ao Planeta Vermelho em apenas 40 dias. A tecnologia ainda está em desenvolvimento e apresenta alguns desafios, principalmente a construção de um reator nuclear capaz de alimentar o conjunto de motores.

Outras ideias um pouco menos prováveis já foram discutidas, incluindo o famoso conceito do Solar Express de Charles Bombardier, um tanto fantasioso, que poderia teoricamente alcançar algo como 1% da velocidade da luz.

O “motor “impossível” EM drive é outro que faz manchetes com frequência, embora necessite de uma violação significativa das leis da física.

A propulsão fotônica parece uma das melhores opções que temos atualmente. Se a tecnologia puder ser ampliada para suportar os rigores de viagens espaciais frequentes, pode ser nossa melhor esperança para colonizar o sistema solar.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …