SpaceX quer abastecer foguetes com pessoas a bordo e a NASA está bem preocupada

SpaceX / Flickr

A Cápsula Dragon, da SpaceX, vai ser enviada para Marte

A Cápsula Dragon, da SpaceX, vai ser enviada para Marte

O plano mirabolante da SpaceX de abastecer seus foguetes Falcon 9 com astronautas a bordo está deixando a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) bastante preocupada, afirmou uma reportagem publicada pelo Wall Street Journal nesta quinta-feira (3).

De acordo com o Wall Street Journal, um comitê de conselheiros da NASA se reuniu na última segunda-feira e avaliou que o abastecimento de uma nave espacial é uma “operação perigosa” e não deve ser feita com pessoas nas proximidades.

A preocupação já existia antes mesmo da explosão do último foguete da empresa durante o abastecimento, em setembro, mas foi agravada agora – uma vez que a SpaceX deverá começar o processo de transporte de ida e volta de astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) entre o final de 2017 e início de 2018.

Thomas Stafford, Tenente General da Força Aérea dos Estados Unidos, é um dos maiores opositores da ideia e das práticas da SpaceX. Desde o ano passado, o oficial tem enviado mensagens à NASA, alegando que o abastecimento de foguetes com astronautas a bordo vai contra procedimentos estabelecidos há décadas.

Tipicamente a NASA abastece seus foguetes horas antes da decolagem, com astronautas embarcando apenas quando o processo for encerrado. A SpaceX, por outro lado, visa carregar o combustível já com os viajantes abordo, apenas 30 minutos antes do lançamento.

A razão para a diferença entre as operações tem a ver com o processo usado pela SpaceX. A companhia costuma resfriar o combustível utilizado a temperaturas muito mais baixas que a NASA, reduzindo drasticamente sua densidade e permitindo maior potência ao foguete.

O único problema é que isso dá menos tempo entre o abastecimento e decolagem à SpaceX, já que o processo não funcionaria com o combustível esquentando durante a espera.

Em um comunicado, a empresa de Elon Musk alegou que já possui um processo “confiável” de reabastecimento e lançamento, que minimiza riscos para pessoas no foguete. Além disso, a companhia afirma que a operação de abastecimento com o foguete vazio nunca foi realmente uma regra estabelecida.

A empresa ainda não sabe o real motivo da explosão do seu último Falcon 9 durante o abastecimento, há cerca de dois meses, mas está estudando o episódio para refinar o processo e torná-lo mais seguro.

A companhia ainda alega que possui hoje um sistema que garante a segurança da tripulação caso qualquer coisa dê errado.

O processo está embedado no Crew Dragon, o módulo que carrega os astronautas da nave, que possui pequenos motores próprios que acionam ao menor sinal de uma falha de segurança, “ejetando” a tripulação para afastá-la do perigo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …