SpaceX quer abastecer foguetes com pessoas a bordo e a NASA está bem preocupada

SpaceX / Flickr

A Cápsula Dragon, da SpaceX, vai ser enviada para Marte

A Cápsula Dragon, da SpaceX, vai ser enviada para Marte

O plano mirabolante da SpaceX de abastecer seus foguetes Falcon 9 com astronautas a bordo está deixando a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) bastante preocupada, afirmou uma reportagem publicada pelo Wall Street Journal nesta quinta-feira (3).

De acordo com o Wall Street Journal, um comitê de conselheiros da NASA se reuniu na última segunda-feira e avaliou que o abastecimento de uma nave espacial é uma “operação perigosa” e não deve ser feita com pessoas nas proximidades.

A preocupação já existia antes mesmo da explosão do último foguete da empresa durante o abastecimento, em setembro, mas foi agravada agora – uma vez que a SpaceX deverá começar o processo de transporte de ida e volta de astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) entre o final de 2017 e início de 2018.

Thomas Stafford, Tenente General da Força Aérea dos Estados Unidos, é um dos maiores opositores da ideia e das práticas da SpaceX. Desde o ano passado, o oficial tem enviado mensagens à NASA, alegando que o abastecimento de foguetes com astronautas a bordo vai contra procedimentos estabelecidos há décadas.

Tipicamente a NASA abastece seus foguetes horas antes da decolagem, com astronautas embarcando apenas quando o processo for encerrado. A SpaceX, por outro lado, visa carregar o combustível já com os viajantes abordo, apenas 30 minutos antes do lançamento.

A razão para a diferença entre as operações tem a ver com o processo usado pela SpaceX. A companhia costuma resfriar o combustível utilizado a temperaturas muito mais baixas que a NASA, reduzindo drasticamente sua densidade e permitindo maior potência ao foguete.

O único problema é que isso dá menos tempo entre o abastecimento e decolagem à SpaceX, já que o processo não funcionaria com o combustível esquentando durante a espera.

Em um comunicado, a empresa de Elon Musk alegou que já possui um processo “confiável” de reabastecimento e lançamento, que minimiza riscos para pessoas no foguete. Além disso, a companhia afirma que a operação de abastecimento com o foguete vazio nunca foi realmente uma regra estabelecida.

A empresa ainda não sabe o real motivo da explosão do seu último Falcon 9 durante o abastecimento, há cerca de dois meses, mas está estudando o episódio para refinar o processo e torná-lo mais seguro.

A companhia ainda alega que possui hoje um sistema que garante a segurança da tripulação caso qualquer coisa dê errado.

O processo está embedado no Crew Dragon, o módulo que carrega os astronautas da nave, que possui pequenos motores próprios que acionam ao menor sinal de uma falha de segurança, “ejetando” a tripulação para afastá-la do perigo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …