Quem fuma maconha faz mais sexo

Michael Eisenberg, professor assistente de urologia do Centro Médico da Universidade de Stanford (EUA), se acostumou a ouvir uma curiosa indagação de seus pacientes: quando eles passavam por testes para saber por que não conseguiam ter um bom desempenho na cama, eles perguntavam se deviam fumar menos maconha.

Eisenberg não tinha uma resposta para isso, já que não há muitas pesquisas sobre o assunto. Com a erva se tornando legal em diversos estados dos EUA, Eisenberg achou que valia a pena explorar a questão.

O que ele descobriu foi surpreendente. “Geralmente, as pessoas assumem que quanto mais frequentemente você fuma, pior pode ser quando se trata de sexo, mas, na verdade, nós descobrimos que na verdade acontece o contrário”, diz Eisenberg.

A pesquisa, publicada no Journal of Sexual Medicine, analisou os dados do National Survey of Family Growth do governo dos EUA. Mais de 28 mil mulheres e quase 23 mil homens foram perguntados sobre a frequência com que eles fizeram sexo nas quatro semanas anteriores à pesquisa e com que frequência usaram maconha no ano passado.

As mulheres que não usaram maconha relataram ter relações sexuais seis vezes em média nas últimas quatro semanas. Já as mulheres que usaram diariamente com maconha fizeram sexo 7,1 vezes em média.

A tendência era semelhante entre os homens. Os que se abstiveram de maconha disseram que tiveram sexo uma média de 5,6 vezes nas quatro semanas antes da pesquisa, em comparação com os usuários diários de maconha que relataram ter relações sexuais 6,9 vezes, em média.

“Ficamos surpresos ao ver a associação positiva entre os usuários. Este foi todo o quadro: estado civil, raça, nada disso importava”, comenta Eisenberg. O estudo centrou-se no sexo heterossexual, e não explicou por que poderia haver uma conexão entre sexo e maconha.

Mais excitação, menos esperma

Eisenberg diz que pesquisas anteriores com humanos e roedores mostraram que o uso de maconha geralmente pode aumentar a excitação. No entanto, estudos também mostraram que muito uso de maconha pode diminuir a contagem de esperma, e enquanto os homens querem mais sexo, o orgasmo pode ser um desafio.

“[A maconha] pode ter um impacto diferente em cada pessoa“, acredita Joseph Palamar, professor associado do Departamento de Saúde da População da Universidade de Nova York, que não esteve envolvido no estudo.

Para ele, a pesquisa é um “excelente documento epidemiológico” que “faz o melhor que pode com os dados”, mas acredita que ela tem limitações. “Não está claro nos dados se as pessoas tinham maconha no seu sistema antes ou durante o sexo”, exemplifica Palamar.

Alguém poderia fumar pela manhã, mas não fazer sexo até a noite, quando a maconha não estaria mais no seu sistema, por exemplo. Ele acrescentou que gostaria de ver um estudo que pudesse mostrar um efeito direto entre o sexo e o uso da maconha.

Palamar escreveu um pequeno estudo comparando a experiência sexual de pessoas que estão sob a influência do álcool versus maconha.

Estudando 24 adultos, a pesquisa descobriu que as pessoas sob qualquer influência aumentaram os sentimentos de auto-atratividade, mas o álcool parecia tornar as pessoas mais sociais e ousadas e ajudou-as a estabelecer mais conexões com potenciais parceiros, em comparação com as pessoas que usavam maconha.

O estudo também descobriu que os bebedores geralmente têm mais arrependimentos sobre as pessoas com quem eles dormiram e são menos seletivos, enquanto os usuários de maconha tendiam a ser mais seletivos.

Como a maconha ainda é ilegal na maioria dos lugares, Palamar diz que, como a maioria das pessoas tem que fumar em privado, isso poderia levar a mais oportunidades para iniciar a intimidade, em comparação com as pessoas que bebem, já que o álcool está em toda parte.

A erva também pode ter aumentado a sensibilidade de algumas pessoas durante o ato em si, embora algumas pessoas relatem ficar tão “perdidas em suas próprias cabeças”, que elas não estavam prestando tanta atenção nos seus parceiros e não gostando tanto do sexo.

“Se a maconha o torna paranoico, como acontece com algumas pessoas, ela pode prejudicar a sua capacidade de ter um orgasmo”, diz Palamar. Algumas mulheres também relataram secura vaginal quando fumaram e isso também pode limitar o prazer sexual.

Ambos os cientistas esperam que estes estudos incentivem outros pesquisadores a mergulharem mais profundamente no tópico. Entretanto, Eisenberg diz que, se um paciente perguntar se o uso frequente de maconha está prejudicando sua vida sexual, ele irá responder que a erva “pode ​​não ser a culpada”.

“Para a maioria das pessoas, dizemos para irem para a academia e perderem 20 quilos”, diz Eisenberg. O excesso de peso pode causar problemas na excitação masculina. “Nós sempre falamos: o que pode ser bom para o coração, pode ser bom para o pênis. Para muitos homens, ouvir isso é um motivador incrível”, diz ele.

Ciberia // CNN / HypeScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …