Dennis Bratland / Wikimedia

No dia em que entrou em vigor a lei aprovada em julho que permite o casamento homossexual, dezenas de casais marcaram a data contraindo matrimônio.
O primeiro casal do mesmo sexo a casar na Alemanha foram Bobo Mende e Karl Kreile, em uma cerimônia realizada em Berlim, segundo o jornal português Público.
A lei já tinha sido aprovada no dia 30 de julho, com 339 votos a favor e 225 contra, graças a um acordo político entre social-democratas, verdes, esquerda e alguns democratas-cristãos, mas só entrou em vigor neste domingo.
E a data ficará para sempre marcada, especialmente para o casal que finalmente “saiu da sombra”. “Finalmente deixamos de ser um casal de segunda classe“, disse Menda.
Desde que a lei foi aprovada, os registros civis de Berlim, Hamburgo e Frankfurt foram inundados de pedidos de casamento – muitos pares queriam ser o primeiro casal gay a se casar.
Essa pressão levou os registros civis a cederem nas regras rígidas da burocracia de não abrir em horário fora do habitual – abriram em um domingo e em Hamburgo casaram vários casais do mesmo sexo.
Mende e Karl Kreile destacaram que este foi um passo importante na Alemanha e que o Estado deve continuar a lutar contra a homofobia e pela igualdade de direitos.
Ciberia // ZAP