Quem fuma maconha faz mais sexo

Michael Eisenberg, professor assistente de urologia do Centro Médico da Universidade de Stanford (EUA), se acostumou a ouvir uma curiosa indagação de seus pacientes: quando eles passavam por testes para saber por que não conseguiam ter um bom desempenho na cama, eles perguntavam se deviam fumar menos maconha.

Eisenberg não tinha uma resposta para isso, já que não há muitas pesquisas sobre o assunto. Com a erva se tornando legal em diversos estados dos EUA, Eisenberg achou que valia a pena explorar a questão.

O que ele descobriu foi surpreendente. “Geralmente, as pessoas assumem que quanto mais frequentemente você fuma, pior pode ser quando se trata de sexo, mas, na verdade, nós descobrimos que na verdade acontece o contrário”, diz Eisenberg.

A pesquisa, publicada no Journal of Sexual Medicine, analisou os dados do National Survey of Family Growth do governo dos EUA. Mais de 28 mil mulheres e quase 23 mil homens foram perguntados sobre a frequência com que eles fizeram sexo nas quatro semanas anteriores à pesquisa e com que frequência usaram maconha no ano passado.

As mulheres que não usaram maconha relataram ter relações sexuais seis vezes em média nas últimas quatro semanas. Já as mulheres que usaram diariamente com maconha fizeram sexo 7,1 vezes em média.

A tendência era semelhante entre os homens. Os que se abstiveram de maconha disseram que tiveram sexo uma média de 5,6 vezes nas quatro semanas antes da pesquisa, em comparação com os usuários diários de maconha que relataram ter relações sexuais 6,9 vezes, em média.

“Ficamos surpresos ao ver a associação positiva entre os usuários. Este foi todo o quadro: estado civil, raça, nada disso importava”, comenta Eisenberg. O estudo centrou-se no sexo heterossexual, e não explicou por que poderia haver uma conexão entre sexo e maconha.

Mais excitação, menos esperma

Eisenberg diz que pesquisas anteriores com humanos e roedores mostraram que o uso de maconha geralmente pode aumentar a excitação. No entanto, estudos também mostraram que muito uso de maconha pode diminuir a contagem de esperma, e enquanto os homens querem mais sexo, o orgasmo pode ser um desafio.

“[A maconha] pode ter um impacto diferente em cada pessoa“, acredita Joseph Palamar, professor associado do Departamento de Saúde da População da Universidade de Nova York, que não esteve envolvido no estudo.

Para ele, a pesquisa é um “excelente documento epidemiológico” que “faz o melhor que pode com os dados”, mas acredita que ela tem limitações. “Não está claro nos dados se as pessoas tinham maconha no seu sistema antes ou durante o sexo”, exemplifica Palamar.

Alguém poderia fumar pela manhã, mas não fazer sexo até a noite, quando a maconha não estaria mais no seu sistema, por exemplo. Ele acrescentou que gostaria de ver um estudo que pudesse mostrar um efeito direto entre o sexo e o uso da maconha.

Palamar escreveu um pequeno estudo comparando a experiência sexual de pessoas que estão sob a influência do álcool versus maconha.

Estudando 24 adultos, a pesquisa descobriu que as pessoas sob qualquer influência aumentaram os sentimentos de auto-atratividade, mas o álcool parecia tornar as pessoas mais sociais e ousadas e ajudou-as a estabelecer mais conexões com potenciais parceiros, em comparação com as pessoas que usavam maconha.

O estudo também descobriu que os bebedores geralmente têm mais arrependimentos sobre as pessoas com quem eles dormiram e são menos seletivos, enquanto os usuários de maconha tendiam a ser mais seletivos.

Como a maconha ainda é ilegal na maioria dos lugares, Palamar diz que, como a maioria das pessoas tem que fumar em privado, isso poderia levar a mais oportunidades para iniciar a intimidade, em comparação com as pessoas que bebem, já que o álcool está em toda parte.

A erva também pode ter aumentado a sensibilidade de algumas pessoas durante o ato em si, embora algumas pessoas relatem ficar tão “perdidas em suas próprias cabeças”, que elas não estavam prestando tanta atenção nos seus parceiros e não gostando tanto do sexo.

“Se a maconha o torna paranoico, como acontece com algumas pessoas, ela pode prejudicar a sua capacidade de ter um orgasmo”, diz Palamar. Algumas mulheres também relataram secura vaginal quando fumaram e isso também pode limitar o prazer sexual.

Ambos os cientistas esperam que estes estudos incentivem outros pesquisadores a mergulharem mais profundamente no tópico. Entretanto, Eisenberg diz que, se um paciente perguntar se o uso frequente de maconha está prejudicando sua vida sexual, ele irá responder que a erva “pode ​​não ser a culpada”.

“Para a maioria das pessoas, dizemos para irem para a academia e perderem 20 quilos”, diz Eisenberg. O excesso de peso pode causar problemas na excitação masculina. “Nós sempre falamos: o que pode ser bom para o coração, pode ser bom para o pênis. Para muitos homens, ouvir isso é um motivador incrível”, diz ele.

Ciberia // CNN / HypeScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …