Infelizmente, no Brasil, os professores, principalmente os da rede pública, são desrespeitados e desvalorizados. A começar pela baixa remuneração, seguido pela falta de respeito de muitos alunos.
Com tantos motivos para desistir da profissão, só nos resta aplaudir esses profissionais e exigir o respeito que eles merecem. Mas o desrespeito é proporcional ao apoio e à solidariedade que a professora Rosana Carvalho, da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, recebeu dos internautas após seus alunos darem um “bolo” nela.
Rosana organizou um piquenique com seus alunos, mas, ao chegar no local e horário combinados, notou que nenhum aluno tinha comparecido. Um banho de água fria na ideia dela de tornar a relação entre professor e aluno mais harmoniosa. Além disso, uma aluna ainda fez piada no Twitter com o acontecido.
Na volta para casa, Rosana fez um desabafo, na sua conta no Facebook. Mas o desfecho desse acontecimento triste não poderia ser mais maravilhoso! Milhares de internautas encheram a caixa de mensagens da professora com palavras de afeto e apoio.
Eles ainda organizaram um evento no Facebook, que promete ser um super piquenique, no dia 15 de novembro, a partir das 10h, na Quinta da Boa Vista. Até o fechamento desta matéria, mais de 3 mil pessoas confirmaram presença e mais de 5 mil demonstraram interesse.
A professora soube do evento – aliás, sua presença está mais do que confirmada –, agradeceu as mensagens que recebeu e pediu para que seus pupilos não sejam julgados:
Agradeço as manifestações de carinho e apreço pela figura do professor (nesse caso, por mim) e peço que não julguem a menina que teve a infelicidade de fazer a postagem. Ela não é má pessoa e tem um bom relacionamento comigo; foi uma brincadeira da qual ela já se arrependeu. Acho que todos nós devemos repensar a nossa relação virtual com o outro: ela pode causar danos irreversíveis. O lado bom do que aconteceu foi o carinho, o respeito e as palavras de solidariedade que recebi de todos os cantos do Brasil. Isso prova que o mundo não está perdido e que embora os governantes não reconheçam o valor de um professor, a sociedade ainda o abraça. Muito obrigada!
Ciberia // Razões para Acreditar