Professora da rede pública cria engenhoca para revolucionar leitura em sala de aula

Lucienne de Castro / BHemPauta

Ao perceber que seus alunos tinham vergonha de ler em voz alta, principalmente textos em língua estrangeira, uma professora criou uma solução simples e criativa para transpor esse problema.

Ao pesquisar na internet, a professora de inglês Lucienne de Castro Gomes, da Escola Municipal José Madureira Horta, de Belo Horizonte, descobriu o Whisper Phone (“telefone do sussurro”, em tradução livre)

O aparelho permite que os alunos leiam em voz alta e ouçam apenas a sua voz e, segundo o site da Prefeitura de Belo Horizonte, é bastante utilizado em escolas nos Estados Unidos. A barreira para a implementação do recurso estava no preço: cada equipamento custa mais de US$ 100.

Foi assim que Lucienne criou um equivalente bem mais prático e barato, um whisper phone feito de canos de PVC. Com apenas R$ 65, a professora confeccionou 15 engenhocas do tipo, que se tornaram um sucesso em sala de aula.

Lucienne de Castro / BHemPauta

Apesar da simplicidade do mecanismo, ele permite que os estudantes ouçam sua própria voz com nitidez mesmo quando falam baixinho.

Dessa forma, os próprios alunos conseguem identificar alguns erros na pronúncia, além de se concentraram melhor nas atividades, escutando apenas a sua voz. Devido ao sucesso, a iniciativa de Lucienne foi até mesmo replicada em outras escolas da região.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …

Mais de 13 milhões de britânicos enfrentam novo lockdown diante do aumento de casos de Covid-19

Um quinto da população do Reino Unido acordou sob um novo lockdown nesta terça-feira (22). Essas pessoas estão sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 …

Pinguim é encontrado morto no litoral de SP com máscara no estômago

Um pinguim foi encontrado morto no último dia 9 de setembro na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral de São Paulo – e, depois de realizada a necropsia, a causa da morte foi determinada: …

Misteriosa minilua vai entrar na órbita da Terra em outubro e ficará por meio ano

Corpo celeste tem uma velocidade muito baixa, o que é atípico para asteroides. Cientistas suspeitam que a minilua afinal seja lixo espacial do século passado. Astrônomos descobriram o corpo celeste 2020 SO, que está em uma …

Na ONU, Bolsonaro diz ser vítima de campanha de desinformação

Presidente defende política ambiental do governo e afirma que Amazônia e Pantanal sofrem campanha de desinformação internacional. Ele também elogia sua gestão da epidemia de covid-19, que já matou 137 mil. No discurso de abertura da …