O general John Hyten, responsável pelo Comando Estratégico dos Estados Unidos, afirmou este sábado que uma eventual ordem do presidente norte-americano, Donald Trump, ou de um de seus sucessores, para lançar um ataque nuclear pode ser rejeitada, se a ordem for considerada ilegal.
“Relaxe, que eu não vou deixar que Donald Trump bombardeie o que lhe apetecer“, diz o homem que guarda todas as bombas nucleares norte-americanas.
Segundo o general John Hyten, responsável pelo Comando Estratégico dos EUA, uma eventual ordem do presidente Trump ou de qualquer outro presidente norte-americano para lançar um ataque nuclear pode ser rejeitada, se a ordem for ilegal.
Em um fórum internacional de segurança realizado na cidade de Halifax, no Canadá, Hyten explicou que já abordou a questão com o presidente Donald Trump, tendo salientado ao atual presidente que lhe diria “não” a um ataque ilegal.
“Se a ordem for ilegal, direi: senhor presidente, isso é ilegal. O presidente então perguntará o que pode ser considerado legal”, explicou Hyten. “Nesse caso, procuramos alternativas entre um conjunto de ações que temos ao nosso dispor para qualquer tipo de situação. É assim que funciona”, acrescenta o general, citado pelo Gizmodo.
O arsenal nuclear dos Estados Unidos é uma dos mais terríveis ameaças à segurança mundial já reunidos em uma só estrutura militar, e a detonação de uma pequena porcentagem que seja dessas armas poderia ameaçar o futuro do planeta.
As declarações do general surgem em um momento em que a ameaça de um ataque nuclear da Coreia do Norte permanece elevada, enquanto os críticos da administração Trump questionam a instabilidade do temperamento do presidente.
“Parece que algumas pessoas acham que somos estúpidos. Não somos pessoas estúpidas. Pensamos muito sobre estas questões. Quando se tem essa responsabilidade, como é possível não pensar nisso? Nunca poderei obedecer a uma ordem ilegal“, diz Hyten, “até porque poderia ir para a cadeia para o resto da vida”.
Podemos então dormir descansados, Donald Trump só poderá ordenar o lançamento das suas poderosas armas de destruição em massa se for… legal.
Ciberia // ZAP