Televisão da Coreia do Norte transmite ataque nuclear simulado aos EUA

A Coreia do Norte projetou, no domingo, a recriação de um ataque com mísseis a uma cidade dos Estados Unidos, durante uma cerimônia em Pyongyang, anunciou esta quarta-feira (19) a televisão estatal norte-coreana.

Em plena escalada de tensão na península coreana, as imagens foram exibidas em um auditório da capital, no âmbito das comemorações do 105º aniversário do fundador do país, Kim Il-sung, disse a KCTV.

A montagem mostra um míssil balístico disparado pela Coreia do Norte que alegadamente cruza o Oceano Pacífico e atinge uma cidade não identificada nos Estados Unidos. Após a explosão, surge uma bandeira norte-americana em chamas com uma imagem do que se entende ser um cemitério.

A projeção acompanhou a atuação de um coro, no domingo, que entoou uma canção recém-composta em honra das unidades de artilharia Hwasong, responsáveis pelos vários lançamentos de mísseis de curto e médio alcance norte-coreanos.

Não é a primeira vez que a Coreia do Norte divulga um vídeo com uma simulação de um ataque nuclear aos Estados Unidos.

No ano passado, o site de propaganda norte coreano DPRK Today divulgou um vídeo de um  triunfante ataque nuclear a Washington. Intitulado “A Última Hipótese“, o bizarro vídeo de 4 minutos mostra um míssil nuclear, disparado de um submarino, que devasta a cidade de Washington, e uma bandeira norte-americana em chamas.

O final do filme mostra um míssil, que surge das nuvens, regressando à Terra, caindo em frente ao Lincoln Memorial, monumento em honra do 16º presidente dos Estados Unidos, na capital norte-americana.

O Capitólio, sede do Congresso norte-americano, explode então, e uma mensagem aparece na tela, em coreano, segundo a qual “se os imperialistas norte-americanos mexerem um dedo na nossa direção, nós atacaremos com a nossa força nuclear”.

Tensão na Península

A tensão na península coreana aumentou nas últimas semanas após alusões de Donald Trump a um ataque preventivo contra Pyongyang, em resposta aos testes nucleares – e à ameaça norte-coreana de lançar ela própria um ataque nuclear preventivo contra os EUA.

O último teste nuclear norte-coreano decorreu no domingo passado, durante as celebrações do 105º aniversário do nascimento de Kim Il-sung, avô do atual líder norte-coreano e fundador da nação. O teste resultou na explosão do suposto míssil de médio alcance norte-coreano.

No dia anterior, durante um desfile militar em Pyongyang, o regime exibiu o que identificou como novos mísseis intercontinentais, que segundo alguns analistas poderiam ser falsos.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …

Como fumantes de longa data pararam de fumar usando cogumelos mágicos apenas 3 vezes

É mais difícil largar do cigarro do que da heroína, dizem alguns. Mas pesquisadores da Johns Hopkins relataram que um pequeno número de fumantes de longa data que falharam em muitas tentativas de abandonar o …

Gangorra que uniu imigrantes no muro da fronteira dos EUA ganha prêmio

Lembra das gangorras que permitiram que famílias mexicanas brincasse de lados opostos do muro da fronteira EUA-México? O projeto das três gangorras ganhou o prêmio “Design do Ano 2020” pelo Museu de Londres. O arquiteto norte-americano …

Irã diz ter batido recorde de exportação de derivados de petróleo apesar das sanções dos EUA

O Irã bateu recorde de exportação de derivados de petróleo apesar das sanções impostas pelos Estados Unidos, declarou o ministro do Petróleo da República Islâmica, Bijan Zangeneh, nesta sexta-feira (22). Durante o 25º Show Petrolífero do …

A ameaça de epidemia que surge de nova espécie de mosquito Aedes detectada pela 1ª vez nas Américas

Durante a noite de 18 de junho de 2019, na base americana em Guantánamo, Cuba, um intruso foi pego por uma armadilha. A base é conhecida como um lugar onde os EUA aprisionam, por tempo indeterminado …

Homem é preso por tossir em policial que perguntou se ele tinha covid-19

O britânico Casey Saint foi condenado a 11 meses de prisão após tossir no rosto de um policial durante a pandemia do novo coronavírus. O morador de Bury St Edmunds, na Inglaterra, estava fazendo uma festa …

Astrônomos encontram "embrião" de planeta em formação a 330 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos encontrou algo que parece ser um planeta embrionário, girando em torno de sua estrela, bem pertinho dela, completando uma volta a cada mês. A estrela em questão é a HD 163296, que …

Físico propõe mega-satélite povoado por humanos orbitando Ceres

O físico Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico Finlandês, desenvolveu uma nova ideia para colonizar um lugar diferente da Terra, e não é a lua ou Marte. Em vez disso, Janhunen está sugerindo em um artigo publicado …

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …