Uma folha de louro em ouro da coroa que Napoleão usou na sua coroação como imperador em 1804 foi arrematada nesta segunda-feira (20) por 500 mil euros (quase R$ 2 milhões) em Fontainebleau, nos arredores de Paris, anunciou a leiloeira Osenat.
A folha, com 9,2 centímetros de comprimento e 10 gramas de peso, não chegou a ser usada por Napoleão porque, a seu pedido, foi retirada da coroa de estilo romano em uma das provas que antecederam a cerimônia, refere a agência EFE.
“Sua majestade me parabenizou, mas o peso das folhas de louro o incomodava um pouco”, teria dito na época o artesão Martin Guillaume Biennais.
O artista, que tinha seis filhas, disse a cada uma delas, quando lhes ofereceu as folhas: “Guardem e que os vossos filhos as guardem depois de vocês”. No entanto, as outras cinco folhas não foram preservadas.
Quando o rei Luís XVIII recuperou o trono, ordenou, em 1819, a destruição da coroa, que foi fundida e convertida em um lingote de ouro – razão pela qual a leiloeira Osenat destaca que a folha leiloada nesta segunda faz parte da história de França.
A outra única folha que sobreviveu, que está guardada do museu de Fontainebleau, foi oferecida por Napoleão ao pintor Jean-Baptiste Isabey. Quando o artista colocou a coroa em Napoleão para pintar um retrato dele, uma das folhas se desprendeu e o imperador decidiu oferecê-la como lembrança do “descuido”.
Ciberia // ZAP