Lausanne, na Suíça, é a melhor cidade pequena do mundo

A cidade de Lausanne, na Suíça, foi considerada a melhor cidade pequena do mundo pela influente revista britânica “Monocle”. A publicação fez uma lista com as 25 melhores cidades pequenas do mundo, com população abaixo de 200 mil pessoas.

De acordo com esse “Índice de Pequenas Cidades”, Lausanne aparece em primeiro, à frente de outras que ficam nos Estados Unidos, na Noruega e no Japão, por exemplo. Não há nenhuma cidade brasileira entre elas. Uma outra cidade suíça que aparece listada é a Basileia. Bordeaux é a única cidade da França que está no ranking.

Lausanne é uma cidade de 140 mil habitantes, a quarta maior da Suíça, mas pequena para os padrões brasileiros. Quem mora aqui tem a sensação de estar em um lugar onde as coisas, realmente, funcionam. O sistema de transporte público é um dos grandes destaques. A cidade prova que o ônibus pode sair na hora e que dá para viver sem carro. Ultimamente, o trem tem atrasado em alguns horários, mas quase sempre respeita o relógio e o cliente, que paga caro pelo serviço prestado.

Além de trem e ônibus, há também o metrô. Lausanne é a menor cidade do mundo que conta com o serviço. Outros destaques vêm da área da educação: as escolas são boas e há universidades de referência, como a EPFL, especializada em Ciência e Engenharia. A cidade também é bem internacional: mais de 40% da população é estrangeira. Além do francês, ouve-se inglês, português, espanhol, alemão e italiano nas ruas e transportes públicos. Tudo isso num lugar onde se paga caro para viver, mas se vive com tranquilidade e qualidade de vida.

Para a escolha das melhores cidades pequenas, foram levados em conta vários fatores, como transporte público de qualidade, perspectiva global, população diversificada, governo local e cenário natural. O fato de ser o “lar” de grandes empresas, como o Comitê Olímpico Internacional (COI), também pesou.

Brasileira diz por que é bom morar em Lausanne

Para a brasileira Renata Roth, gerente de eventos, que se mudou para Lausanne há oito anos e meio, o título de “melhor cidade pequena do mundo” é merecido. Ela, que é de São Paulo, considera a cidade mais do que a sua segunda casa: é o lugar que escolheu para viver. “Lausanne merece, sem dúvida nenhuma, ficar no topo desse ranking porque é uma cidade que oferece inúmeras coisas, por exemplo, uma universidade incrível, um número enorme de museus, vários restaurantes, um centro de comércio pulsante”.

A cidade, segundo ela, tem suas vantagens por oferecer opções de lazer no verão, quando as pessoas se banham nas águas do Lago Léman, e no inverno, quando partem para as montanhas próximas para esquiar.

“É uma cidade que você consegue aproveitar o ano inteiro, nas diferentes estações”, afirma Renata, que destaca também o fato de Lausanne ter muitos estrangeiros e um “senso de comunidade muito grande”.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Uma poção medieval provou ser eficaz contra bactérias

Uma fórmula de mil anos de idade para o tratamento infecções nos olhos talvez leve os cientistas a um novo caminho para lutar contra a resistência aos antibióticos. A poção parece mesmo bruxaria: cebola, vinho, alho …

Microsoft confirma intenção de comprar o TikTok

Em um final de semana conturbado para o aplicativo TikTok, o presidente norte-americano Donald Trump deu um prazo de 45 dias para a Microsoft concretizar a aquisição da rede social chinesa. A notícia divulgada pela agência …

Com 200.000 mortes, América Latina é segunda região do mundo mais afetada pela Covid-19

A região da América Latina e do Caribe alcançou a fúnebre marca de 200.212 mortes pelo novo coronavírus e é a segunda no mundo mais afetada pela pandemia, depois da Europa (210.435 óbitos para …

Autoridade de saúde da administração Trump rejeita hidroxicloroquina como tratamento para COVID-19

O responsável por coordenar a aplicação de testes de COVID-19 nos EUA afirmou neste domingo (2) que não há evidências de que a hidroxicloroquina seja um tratamento eficaz contra o novo coronavírus. O secretário assistente do …

Julho foi mês mais fatal da pandemia de covid-19 no Brasil

Com quase 33 mil vítimas, julho foi o pior mês desde as primeiras infecções com o coronavírus no país. Em São Paulo, estado mais atingido, Instituto Butantan oferece testes grátis da doença respiratória na capital. O …

Ouvidos poderiam esconder coronavírus, descobre estudo

Uma equipe de cientistas da Universidade Johns Hopkins, EUA, encontrou vestígios do novo coronavírus nos ouvidos humanos, alertando que agora as autoridades médicas precisam tomar mais cuidado. Chamado de SARS-CoV-2, o novo coronavírus poderia se esconder …

Quase humano: cérebro artificial ajuda robô a realizar tarefas complexas

Pegar uma lata de refrigerante pode ser uma tarefa simples para os seres humanos, mas isso pode ser muito complexo para um robô. Isso porque ele precisa localizar o objeto, deduzir sua forma, determinar a …

Se você fizer isso, dificilmente terá câncer por toda a vida

A Sociedade Americana de Câncer acaba de atualizar o guia de dieta e atividades físicas com o objetivo de reduzir o risco de se ter câncer ou, possivelmente não ter câncer durante toda a vida. …

Nos hospitais, 70% dos profissionais se sentem despreparados para pandemia

O conhecimento sobre a covid-19 ainda é tão pouco que os médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde estão com medo e se sentindo despreparados. Ao mesmo tempo, por conta da pandemia ainda descontrolada no …

Este chef é um verdadeiro herói no lar de idosos onde trabalha

A admiração conquistada pelo chef Kevin na casa de repouso onde trabalha em Perthshire, na Escócia, não vem apenas do sabor e da beleza de cada prato montado por ele. Cozinheiro profissional desde 1995, Kevin se …