A estudante de Medicina da Índia Manushi Chhillar, de 20 anos, conquistou na noite deste sábado o título de Miss Mundo na 67ª edição da competição realizada na cidade tropical chinesa de Sanya, conseguindo assim a sexta coroa para seu país, que empatou com a Venezuela no primeiro lugar do histórico.
A modelo mexicana Andrea Meza ficou em segundo lugar no concurso, enquanto o terceiro foi para a britânica Stephanie Hill.
A dominicana Aletxa Mueses venceu o concurso esportivo, a nigeriana Ugochi Ihezue levou o prêmio “top model”, a maltesa Michela Galea ganhou a competição de talentos e a mongol Enkhjin Tseveendash foi a mais votada pelo público.
Manushi Chhillar, que gosta de dança clássica e pintura, venceu numa glamorosa festa realizada pela oitava vez em território chinês, sucedendo no trono a porto-riquenha Stephanie Del Valle, ganhadora em 2016, que lhe entregou a coroa.
“Obrigado a todos pelo amor e apoio de vocês, isto vai para a Índia”, comentou ao receber a coroa a modelo indiana, que espera dedicar seu ano de reinado a ajudar em projetos humanitários. O seu sonho, diz Chhillar, é abrir no futuro uma rede de hospitais para áreas necessitadas do seu país.
A Índia venceu o Miss Mundo / Miss Universo, o mais famoso concurso de beleza do planeta, em 1966, 1994, 1997, 1999, 2000 e 2017.
Entre as ganhadoras indianas estão famosas estrelas de Bollywood como Aishwarya Rai, ganhadora da edição de 1994, e Priyanka Chopra, que levou a coroa seis anos depois.
A Venezuela, outra tradicional potência nos concursos de beleza, ganhou as edições de 1955, 1981, 1984, 1991, 1995 e 2011.
// EFE