Até os ateus ficam nervosos quando pensam em Deus

Mesmo para quem não acredita em Deus ou Cristo, a religião pode ser uma força poderosa. Uma pesquisa finlandesa mostra que mesmo os ateus podem ter crenças inconscientes que afetam sua psicologia.

Em sociedades como a australiana ou a norte-americana, a religião pode estar em decadência, mas o Cristianismo continua a moldar a cultura e a política dessas sociedades, desde os feriados que se celebram aos valores praticados.

E nem é assim tão surpreendente que símbolos religiosos e tradições permaneçam em sociedades secularizadas. O surpreendente é como as crenças religiosas permanecem e afetam as mentes das populações.

Um estudo finlandês explorou como pessoas religiosas e ateias respondiam à ideia de Deus. Os pesquisadores usaram eletrodos para medir a quantidade de suor produzida quando as pessoas liam frases como “Desafio Deus a afogar meus pais” ou “Desafio Deus a me fazer morrer de câncer”.

Inesperadamente, quando ateus leram as frases, produziam tanto suor como os crentes, sugerindo que ficavam tão nervosos com as consequências dos “desafios” a Deus como os que acreditam em Deus.

E isso não se explica simplesmente porque os ateus não queriam causar danos em outros, já que um estudo complementar mostrou que frases semelhantes que não envolviam Deus, como “Desejo que meus pais se afoguem”, não faziam aumentar tanto os níveis de suor.

Juntos, os estudos sugerem que, apesar de negarem a existência de Deus, os ateus se comportam como se Deus existisse.

Mas isto significa que os ateus mentem quando negam a existência de Deus? Não exatamente. Pelo contrário, este comportamento contraditório acontece devido à vivência em uma cultura religiosa que “martela” a ideia de Deus. E talvez seja isso que leva ateus a formar atitudes “implícitas” que contrariam suas atitudes explícitas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A conclusão exarada no último parágrafo é uma sórdida tentativa de manipulação das ideias. Não perceberam que ela prescinde dos afetos relativos aos pais e à própria integridade física quando trata da força cultural da religião? Trocando em miúdos, ela diz que, para os ateus, em se tratando de desafiar Deus, o peso da cultura religiosa circundante é mais importante do que o a afeição pelos pais e o instinto de autopreservação. Ora, em se tratando de ateus, essa ideia soa absurda. Qual será, então, a explicação? Exatamente aquela que se depreende da Bíblia Sagrada: a de que todos os seres humanos nascem com um espírito que tem consciência da existência de Deus e está apto a adorá-lo, mas, por escolha, alguns se esforçam para rejeitar isso. E mesmo esse esforço não consegue apagar por completo a noção da realidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …