Até os ateus ficam nervosos quando pensam em Deus

Mesmo para quem não acredita em Deus ou Cristo, a religião pode ser uma força poderosa. Uma pesquisa finlandesa mostra que mesmo os ateus podem ter crenças inconscientes que afetam sua psicologia.

Em sociedades como a australiana ou a norte-americana, a religião pode estar em decadência, mas o Cristianismo continua a moldar a cultura e a política dessas sociedades, desde os feriados que se celebram aos valores praticados.

E nem é assim tão surpreendente que símbolos religiosos e tradições permaneçam em sociedades secularizadas. O surpreendente é como as crenças religiosas permanecem e afetam as mentes das populações.

Um estudo finlandês explorou como pessoas religiosas e ateias respondiam à ideia de Deus. Os pesquisadores usaram eletrodos para medir a quantidade de suor produzida quando as pessoas liam frases como “Desafio Deus a afogar meus pais” ou “Desafio Deus a me fazer morrer de câncer”.

Inesperadamente, quando ateus leram as frases, produziam tanto suor como os crentes, sugerindo que ficavam tão nervosos com as consequências dos “desafios” a Deus como os que acreditam em Deus.

E isso não se explica simplesmente porque os ateus não queriam causar danos em outros, já que um estudo complementar mostrou que frases semelhantes que não envolviam Deus, como “Desejo que meus pais se afoguem”, não faziam aumentar tanto os níveis de suor.

Juntos, os estudos sugerem que, apesar de negarem a existência de Deus, os ateus se comportam como se Deus existisse.

Mas isto significa que os ateus mentem quando negam a existência de Deus? Não exatamente. Pelo contrário, este comportamento contraditório acontece devido à vivência em uma cultura religiosa que “martela” a ideia de Deus. E talvez seja isso que leva ateus a formar atitudes “implícitas” que contrariam suas atitudes explícitas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A conclusão exarada no último parágrafo é uma sórdida tentativa de manipulação das ideias. Não perceberam que ela prescinde dos afetos relativos aos pais e à própria integridade física quando trata da força cultural da religião? Trocando em miúdos, ela diz que, para os ateus, em se tratando de desafiar Deus, o peso da cultura religiosa circundante é mais importante do que o a afeição pelos pais e o instinto de autopreservação. Ora, em se tratando de ateus, essa ideia soa absurda. Qual será, então, a explicação? Exatamente aquela que se depreende da Bíblia Sagrada: a de que todos os seres humanos nascem com um espírito que tem consciência da existência de Deus e está apto a adorá-lo, mas, por escolha, alguns se esforçam para rejeitar isso. E mesmo esse esforço não consegue apagar por completo a noção da realidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …

Cheirinho de carro novo? Estudo alerta para risco de câncer em odor favorito de muitos

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade da California Riverside mostrou que o cheiro de carro novo, tão amado por todo mundo que acaba de comprar o seu veículo, pode ser um risco para saúde. Mas …

STJ anula quebra do sigilo de Flávio Bolsonaro no caso das "rachadinhas"

Ministros apontaram falta de fundamentação do juiz de 1ª instância. Decisões da próxima semana determinarão chance de o processo contra o senador ir adiante ou voltar ao início. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça …

Troca de comando na Petrobras: Bolsonaro repete interferência de Dilma na estatal?

As ações da Petrobras derreteram depois que o presidente Jair Bolsonaro decidiu mudar o comando da empresa. Na noite de sexta-feira (19/02), Bolsonaro anunciou o general da reserva Joaquim Silva e Luna para substituir o …

Uruguai, último país da América do Sul a receber vacinas, começa imunização em março

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, informou nesta segunda-feira (22) que as primeiras vacinas contra a Covid-19 chegarão nesta quinta-feira ao país, o único na América do Sul que ainda não possui doses …

Cada ponto brilhante neste novo mapa cósmico é um buraco negro supermassivo

A equipe internacional sinterizou um conjunto tão impressionante quanto inédito de sinais de rádio emitidos por buracos negros supermassivos. Se tivéssemos um telescópio capaz de mostrar quaisquer objetos do universo, independentemente de quão distantes eles estão, …

Desvendado enigma de inscrição na obra "O Grito" de Edvard Munch

Uma frase escrita sobre uma das obras de arte mais conhecidas do mundo foi, durante um século, motivo de conjeturas e controvérsias entre os especialistas de arte em todo o mundo. Uma análise com escâner infravermelho, …