Pensamento crítico tende a diminuir a crença religiosa nas pessoas

JMJ Rio 2013 / Flickr

Algumas pessoas são mais religiosas do que outras. Isso é um fato incontestável. Quando tentamos explicar essa diferença na crença que alguns têm, frequentemente nos concentramos no papel da cultura ou da educação. Embora essas influências sejam importantes, novas pesquisas sugerem que nosso nível de crença religiosa também pode ter a ver com a intuição e o pensamento analítico.

Em 2011, Amitai Shenhav, David Rand e Joshua Greene, da Universidade de Harvard, publicaram um artigo que mostra que as pessoas que tendem a confiar em sua intuição são mais propensas a acreditar em Deus. Eles também mostraram que incentivar as pessoas a pensar intuitivamente aumentava a crença das pessoas em Deus.

Com base nessas descobertas, em um artigo recente publicado na revista Science, Will Gervais e Ara Norenzayan, da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, descobriram que encorajar as pessoas a pensar analiticamente reduz sua tendência a acreditar em Deus.

Pensamento analítico VS crença religiosa

A pesquisa de Gervais e Norenzayan baseia-se na ideia de que possuímos duas formas diferentes de pensar que são distintas, mas relacionadas. Compreender estas duas formas, muitas vezes referidas como Sistema 1 e Sistema 2, pode ser importante para entender nossa tendência para a fé religiosa.

O pensamento do Sistema 1 depende de atalhos e outras regras mais dependentes da experiência do que de comprovação científica, enquanto o Sistema 2 depende do pensamento analítico e tende a ser mais lento e requerer mais esforço. Resolver problemas lógicos e analíticos pode exigir que anulemos nossos processos de pensamento do Sistema 1 para utilizar o Sistema 2.

Os psicólogos desenvolveram uma série de técnicas inteligentes que nos encorajam a fazer isso. Usando algumas dessas técnicas, Gervais e Norenzayan examinaram se o Sistema 2 leva as pessoas a não acreditar em Deus e na religião.

Por exemplo, eles fizeram que os participantes visualizassem imagens de obras de arte que estão associadas ao pensamento reflexivo (como O Pensador, de Rodin) ou a imagens mais neutras (como o Discobulus, de Myron).

Os participantes que viram O Pensador relataram crenças religiosas mais fracas em uma pesquisa posterior. No entanto, Gervais e Norenzayan se perguntavam se mostrar arte às pessoas poderia ter tornado a conexão entre pensamento e religião muito óbvia.

Alguns dos participantes receberam frases misturadas contendo palavras associadas ao pensamento analítico (por exemplo, “análise”, “razão”) e outros participantes receberam frases que apresentavam palavras neutras (por exemplo, “martelo”, “sapatos”). Depois de decifrar as frases, os participantes preencheram uma pesquisa sobre suas crenças religiosas.

Em ambos os estudos, este sutil lembrete do pensamento analítico fez com que os participantes expressassem menos crença em Deus e religião. Os pesquisadores não encontraram relação entre as crenças religiosas anteriores dos participantes e seu desempenho no estudo. O pensamento analítico reduziu a crença religiosa, independentemente de quão religiosas as pessoas eram no início do teste.

Em um estudo final, Gervais e Norenzayan usaram uma maneira ainda mais sutil de ativar o pensamento analítico: fazendo com que os participantes preenchessem um questionário que medisse suas crenças religiosas impressa em uma fonte normal ou em uma fonte difícil de ler. Vários estudos anteriores mostraram que fontes difíceis de ler promovem o pensamento analítico, forçando os participantes a diminuírem o ritmo e a pensarem com mais atenção sobre o significado do que estão lendo.

Os pesquisadores descobriram que os participantes que preencheram a pesquisa que foi impressa em fontes pouco claras expressaram menos crença em comparação com aqueles que preencheram a mesma pesquisa com a fonte clara.

Diferenças no pensamento

Mas por que e como o pensamento analítico pode reduzir a crença religiosa? Embora sejam necessárias mais pesquisas para responder a esta pergunta, Gervais e Norenzayan dizem que o pensamento analítico pode inibir nossa intuição natural para acreditar em agentes sobrenaturais que influenciam o mundo ou pode simplesmente sobrepor nossa intuição para acreditar e nos fazer prestar menos atenção a ela.

Gervais e Norenzayan apontam que o pensamento analítico é apenas uma das razões porque as pessoas podem ou não ter crenças religiosas. Além disso, essas descobertas não dizem nada sobre o valor inerente ou a verdade das crenças religiosas – eles simplesmente falam sobre a psicologia de quando e porque somos propensos a acreditar.

Mais importante ainda, elas fornecem evidências de que, ao invés de serem estáticas, nossas crenças podem mudar drasticamente de uma situação para outra, sem que possamos saber exatamente por quê.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …