Psicólogos da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, nos Estados Unidos, reconstruíram o que os americanos acham que seja a face de Deus ao utilizar uma nova técnica. Neste texto, Deus se refere integralmente à divindade cristã.
A equipe de psicólogos mostrou a um grupo de amostra, com 511 cristãos, centenas de pares de rostos, variando-os aleatoriamente. Depois, foi pedido aos participantes que escolhessem o que mais se parecia com a face de Deus que imaginavam.
Os pesquisadores então combinaram estes rostos selecionados para criar a face final, uma média de como os voluntários acreditam ser a aparência do Todo Poderoso, e publicaram um estudo na revista científica PLOS One na semana passada.
Longe das imagens comuns de um velho branco e barbudo, o estudo mostrou que muitos cristãos viam Deus como mais feminino e mais jovem do que o tradicionalmente descrito.
Sem surpresa, eles também descobriram que a forma como as pessoas viam Deus era influenciada por suas posições políticas. Os conservadores, por exemplo, viam Deus mais caucasiano e mais “poderoso” do que os liberais, que viam um Deus amoroso e feminino.
Abaixo, a face esquerda representa a fusão final de todas as faces, selecionadas por terem qualidades semelhantes a Deus, enquanto a direita mostra uma mistura de menos das mesmas faces.
Essencialmente, o estudo descobriu que quando perguntamos às pessoas como seria a aparência de Deus, elas escolhem algo que se parece muito com elas mesmas. “As avaliações independentes sugerem que, como previsto, as percepções do rosto de Deus são moldadas pelo egocentrismo“, escrevem os autores no estudo.
“Os participantes mais velhos viram um Deus mais velho, participantes mais atraentes viram um Deus mais atraente, os afro-americanos viram mais frequentemente um Deus afro-americano”, contam os cientistas, citados pelo IFLScience.
A Bíblia diz que Deus criou o homem à sua própria imagem, e nós fazemos o mesmo quando incitados a “criar” Deus em nossas mentes. Entretanto, as percepções da face de Deus não variaram de acordo com o gênero: a maioria de homens e mulheres viam um Deus masculino.
“A tendência das pessoas em acreditar em um Deus que se parece com elas é consistente com um viés egocêntrico”, disse Kurt Gray, autor sênior do estudo, em comunicado.
“Muitas vezes, as pessoas projetam suas crenças e traços sobre os outros, e o estudo mostra que com a aparência de Deus não é diferente: elas acreditam em um Deus que não apenas pensa da mesma forma, mas também é parecido com elas”, conclui.
EM, Ciberia // IFLScience
A reportagem mais idiota que já perdi meu tempo lendo.
O dia em que Deus parecer com o homem, Deus não será mais Deus.
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. xref-3 [xref-4]
2 Ele estava no princípio com Deus. xref-1 [xref-1]
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.Jesus era um judeu da Galileia ele sendo Deus se humilhou a si mesmo e tomou forma de homem para morrer por nos, porque todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus e todos precisamos de um salvador, a aparência não importa mas seu exemplo de vida Jesus Cristo te ama e quer te salvar também.
Jesus era um judeu da Galileia ele sendo Deus se humilhou a sistem mesmo e tomou forma de homem para morrer por nos, porque todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus e todos precisamos de um salvador, a aparência não importa mas seu exemplo de vida Jesus Cristo te ama e quer te salvar também.