Deus é mesmo parecido conosco; e isso não tem nada a ver com o Gênesis

Jackson et al. / PLOS One

Psicólogos da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, nos Estados Unidos, reconstruíram o que os americanos acham que seja a face de Deus ao utilizar uma nova técnica. Neste texto, Deus se refere integralmente à divindade cristã.

A equipe de psicólogos mostrou a um grupo de amostra, com 511 cristãos, centenas de pares de rostos, variando-os aleatoriamente. Depois, foi pedido aos participantes que escolhessem o que mais se parecia com a face de Deus que imaginavam.

Os pesquisadores então combinaram estes rostos selecionados para criar a face final, uma média de como os voluntários acreditam ser a aparência do Todo Poderoso, e publicaram um estudo na revista científica PLOS One na semana passada.

Longe das imagens comuns de um velho branco e barbudo, o estudo mostrou que muitos cristãos viam Deus como mais feminino e mais jovem do que o tradicionalmente descrito.

Sem surpresa, eles também descobriram que a forma como as pessoas viam Deus era influenciada por suas posições políticas. Os conservadores, por exemplo, viam Deus mais caucasiano e mais “poderoso” do que os liberais, que viam um Deus amoroso e feminino.

Abaixo, a face esquerda representa a fusão final de todas as faces, selecionadas por terem qualidades semelhantes a Deus, enquanto a direita mostra uma mistura de menos das mesmas faces.

Essencialmente, o estudo descobriu que quando perguntamos às pessoas como seria a aparência de Deus, elas escolhem algo que se parece muito com elas mesmas. “As avaliações independentes sugerem que, como previsto, as percepções do rosto de Deus são moldadas pelo egocentrismo“, escrevem os autores no estudo.

“Os participantes mais velhos viram um Deus mais velho, participantes mais atraentes viram um Deus mais atraente, os afro-americanos viram mais frequentemente um Deus afro-americano”, contam os cientistas, citados pelo IFLScience.

A Bíblia diz que Deus criou o homem à sua própria imagem, e nós fazemos o mesmo quando incitados a “criar” Deus em nossas mentes. Entretanto, as percepções da face de Deus não variaram de acordo com o gênero: a maioria de homens e mulheres viam um Deus masculino.

“A tendência das pessoas em acreditar em um Deus que se parece com elas é consistente com um viés egocêntrico”, disse Kurt Gray, autor sênior do estudo, em comunicado.

“Muitas vezes, as pessoas projetam suas crenças e traços sobre os outros, e o estudo mostra que com a aparência de Deus não é diferente: elas acreditam em um Deus que não apenas pensa da mesma forma, mas também é parecido com elas”, conclui.

EM, Ciberia // IFLScience

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA:

NASA pode ter destruído as primeiras provas de vida em Marte

A NASA pode ter destruído provas da existência de vida em Marte nos anos 1970. O carbono esteve no solo marciano o tempo todo, mas, infelizmente, os Vikings podem ter incendiado tudo. Em 1976, a NASA …

Evo Morales inaugura linha mais veloz do teleférico de La Paz

O presidente da Bolívia, Evo Morales, inaugurou neste sábado a linha mais veloz do sistema de teleféricos da capital do país, o mais longo e extenso do mundo, uma das obras entregues por ocasião dos …

Fungo mortal está se tornando um problema de saúde mundial

Um patógeno que resiste a quase todos os medicamentos desenvolvidos para tratá-lo está se movendo rapidamente pelo mundo: infecções foram relatadas em 27 países, com diversas mortes. O mais estranho de tudo? Não é uma bactéria …

França conquista segunda Copa e se iguala a Uruguai e Argentina

A França venceu a Croácia por 4 x 2 e é campeã da Copa do Mundo da Rússia. O time francês foi aplicado taticamente, apostou na solidez de sua defesa e na eficiência de seus …

"Trump me sugeriu processar a União Europeia", diz primeira-ministra britânica

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, revelou neste domingo, 15, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe disse para "processar a União Europeia" em meio às tratativas de negociações do Brexit - …

Descoberta "oficina de múmias" próximo a pirâmides de Gizé

Arqueólogos alemães e egípcios anunciaram neste sábado (14) ter descoberto uma "oficina de mumificação" perto da necrópole de Saqqara, no Egito. Arqueólogos egípcios anunciaram a descoberta de um antigo sepultamento e de uma oficina de mumificação …

Os romanos podem ter sido os primeiros caçadores de baleias

Ossadas de baleias cinzentas e baleias-francas do Atlântico Norte foram encontradas no Estreito de Gibraltar. Esses ossos sugerem que, nos primeiros séculos depois de Cristo, as baleias não só circulavam por mares europeus como também …

Cabine de avião da Ryanair despressuriza e 33 passageiros vão parar no hospital

Trinta e três passageiros de um avião da companhia low-cost Ryanair tiveram que ser hospitalizados depois que a cabine do aparelhou sofreu uma despressurização. O piloto precisou fazer uma aterrissagem de emergência em Frankfurt, na …

Marun nega participação em supostas fraudes no Ministério do Trabalho

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, negou hoje (14) em nota que tenha participado de supostas fraudes no Ministério do Trabalho para beneficiar sindicatos em Mato Grosso do Sul, seu reduto eleitoral. A informação …

Mosaico que retrata "espiões bíblicos" de Moisés é descoberto em Israel

A descoberta de uma série de mosaicos que datam de 1.600 anos atrás, no interior de uma antiga sinagoga, em Israel, está “revolucionando” tudo o que sabíamos sobre o Judaísmo da época, apresentando “novas pistas” …