Deus é mesmo parecido conosco; e isso não tem nada a ver com o Gênesis

Jackson et al. / PLOS One

Psicólogos da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, nos Estados Unidos, reconstruíram o que os americanos acham que seja a face de Deus ao utilizar uma nova técnica. Neste texto, Deus se refere integralmente à divindade cristã.

A equipe de psicólogos mostrou a um grupo de amostra, com 511 cristãos, centenas de pares de rostos, variando-os aleatoriamente. Depois, foi pedido aos participantes que escolhessem o que mais se parecia com a face de Deus que imaginavam.

Os pesquisadores então combinaram estes rostos selecionados para criar a face final, uma média de como os voluntários acreditam ser a aparência do Todo Poderoso, e publicaram um estudo na revista científica PLOS One na semana passada.

Longe das imagens comuns de um velho branco e barbudo, o estudo mostrou que muitos cristãos viam Deus como mais feminino e mais jovem do que o tradicionalmente descrito.

Sem surpresa, eles também descobriram que a forma como as pessoas viam Deus era influenciada por suas posições políticas. Os conservadores, por exemplo, viam Deus mais caucasiano e mais “poderoso” do que os liberais, que viam um Deus amoroso e feminino.

Abaixo, a face esquerda representa a fusão final de todas as faces, selecionadas por terem qualidades semelhantes a Deus, enquanto a direita mostra uma mistura de menos das mesmas faces.

Essencialmente, o estudo descobriu que quando perguntamos às pessoas como seria a aparência de Deus, elas escolhem algo que se parece muito com elas mesmas. “As avaliações independentes sugerem que, como previsto, as percepções do rosto de Deus são moldadas pelo egocentrismo“, escrevem os autores no estudo.

“Os participantes mais velhos viram um Deus mais velho, participantes mais atraentes viram um Deus mais atraente, os afro-americanos viram mais frequentemente um Deus afro-americano”, contam os cientistas, citados pelo IFLScience.

A Bíblia diz que Deus criou o homem à sua própria imagem, e nós fazemos o mesmo quando incitados a “criar” Deus em nossas mentes. Entretanto, as percepções da face de Deus não variaram de acordo com o gênero: a maioria de homens e mulheres viam um Deus masculino.

“A tendência das pessoas em acreditar em um Deus que se parece com elas é consistente com um viés egocêntrico”, disse Kurt Gray, autor sênior do estudo, em comunicado.

“Muitas vezes, as pessoas projetam suas crenças e traços sobre os outros, e o estudo mostra que com a aparência de Deus não é diferente: elas acreditam em um Deus que não apenas pensa da mesma forma, mas também é parecido com elas”, conclui.

EM, Ciberia // IFLScience

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Detergentes podem contribuir para excesso de peso em crianças

Os produtos habitualmente utilizados na limpeza da casa podem promover alterações na microbiota intestinal (antes conhecida por flora intestinal) e provocar o excesso de peso em crianças. A conclusão é de um novo estudo realizado …

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e teve muito amor envolvido)

O que acontece quando um polvo consome drogas, mais precisamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de descobrir. De acordo com o Science Alert, a equipe de pesquisadores deu MDMA, substância psicoativa também conhecida por ecstasy, …

Companhia austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou nesta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico (material fabricado a partir desse recurso natural). A inovadora tecnologia, batizada de ReOil, …

Múmia e amuletos divinos são descobertos no Egito

Um grupo de arqueólogos descobriu várias múmias antigas no Egito – incluindo os restos de um misterioso indivíduo extremamente bem conservado – em uma sepultura comum na margem oeste do Rio Nilo.  A tumba foi encontrado …

Em caso raro, mulher doa órgãos e transmite câncer a quatro pessoas

Quatro pessoas que receberam órgãos da mesma doadora desenvolveram posteriormente câncer de mama, revelou um novo estudo. O caso, que remota a 2007, representa uma situação extremamente rara. Rins, pulmões, fígado e coração foram retirados de …

Criatura “alienígena” é encontrada em praia na Nova Zelândia

Uma família neozelandesa passeava ao longo de uma praia no norte de Auckland quando encontrou uma bizarra criatura vermelha em forma de bolha. A criatura, que foi identificada como uma espécie específica de medusa, tem um …

Veneza quer proibir turistas de sentarem ou deitarem no chão

Veneza, famosa pelos seus canais, testemunhou um dilúvio de turistas nos últimos anos, que ultrapassa em muito a população residente e sobrecarrega a cidade. As autoridades da cidade italiana têm tomado várias medidas para travar …

Teia de aranha gigantesca cobre praia na Grécia

Um enorme teia de aranha com cerca de 300 metros cobriu uma área à beira-mar na cidade de Aitoliko, na região oeste da Grécia. A época de acasalamento das aranhas transformou a praia no pior …

Depois dos morangos, agulhas chegam às maçãs e bananas na Austrália

As autoridades australianas investigam mais de 100 casos por todo o país. Agora, além dos morangos, as agulhas também já chegaram a frutas como maçãs, bananas e mangas. A Austrália investiga uma série de casos misteriosos …

Proibição de doações empresariais não blinda política de interesses privados, afirma cientista político

Apesar da proibição do financiamento empresarial de campanhas, que vigora no país desde 2015 por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a classe empresarial continua engajada em diferentes candidaturas. Se, por um lado, …