Deus é mesmo parecido conosco; e isso não tem nada a ver com o Gênesis

Jackson et al. / PLOS One

Psicólogos da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, nos Estados Unidos, reconstruíram o que os americanos acham que seja a face de Deus ao utilizar uma nova técnica. Neste texto, Deus se refere integralmente à divindade cristã.

A equipe de psicólogos mostrou a um grupo de amostra, com 511 cristãos, centenas de pares de rostos, variando-os aleatoriamente. Depois, foi pedido aos participantes que escolhessem o que mais se parecia com a face de Deus que imaginavam.

Os pesquisadores então combinaram estes rostos selecionados para criar a face final, uma média de como os voluntários acreditam ser a aparência do Todo Poderoso, e publicaram um estudo na revista científica PLOS One na semana passada.

Longe das imagens comuns de um velho branco e barbudo, o estudo mostrou que muitos cristãos viam Deus como mais feminino e mais jovem do que o tradicionalmente descrito.

Sem surpresa, eles também descobriram que a forma como as pessoas viam Deus era influenciada por suas posições políticas. Os conservadores, por exemplo, viam Deus mais caucasiano e mais “poderoso” do que os liberais, que viam um Deus amoroso e feminino.

Abaixo, a face esquerda representa a fusão final de todas as faces, selecionadas por terem qualidades semelhantes a Deus, enquanto a direita mostra uma mistura de menos das mesmas faces.

Essencialmente, o estudo descobriu que quando perguntamos às pessoas como seria a aparência de Deus, elas escolhem algo que se parece muito com elas mesmas. “As avaliações independentes sugerem que, como previsto, as percepções do rosto de Deus são moldadas pelo egocentrismo“, escrevem os autores no estudo.

“Os participantes mais velhos viram um Deus mais velho, participantes mais atraentes viram um Deus mais atraente, os afro-americanos viram mais frequentemente um Deus afro-americano”, contam os cientistas, citados pelo IFLScience.

A Bíblia diz que Deus criou o homem à sua própria imagem, e nós fazemos o mesmo quando incitados a “criar” Deus em nossas mentes. Entretanto, as percepções da face de Deus não variaram de acordo com o gênero: a maioria de homens e mulheres viam um Deus masculino.

“A tendência das pessoas em acreditar em um Deus que se parece com elas é consistente com um viés egocêntrico”, disse Kurt Gray, autor sênior do estudo, em comunicado.

“Muitas vezes, as pessoas projetam suas crenças e traços sobre os outros, e o estudo mostra que com a aparência de Deus não é diferente: elas acreditam em um Deus que não apenas pensa da mesma forma, mas também é parecido com elas”, conclui.

EM, Ciberia // IFLScience

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Alemanha vai proibir carros a diesel nas autoestradas

Depois de as maiores cidades alemãs terem banido os motores diesel dos seus centros, a proibição estende-se agora às autoestradas. As cidades de Gelsenkirchen e Essen foram autorizadas por um tribunal alemão a proibir os modelos …

Companhia aérea pede a passageiros que paguem conserto de avião para decolar

A companhia aérea polaca LOT pediu aos passageiros, que esperavam no aeroporto de Pequim para embarcar em um voo para Varsóvia, que pagassem trabalhos de reparo no avião, informo o jornal Caixin. Segundo o portal de …

Dilma promete “aliança até com o diabo” para combater Bolsonaro

A ex-presidente Dilma Rousseff prometeu, em Buenos Aires, uma “aliança até com o diabo” para combater o governo de Jair Bolsonaro, que considera ser um “neofascista”. No Fórum do Pensamento Crítico, em Buenos Aires, Dilma Rousseff …

Descoberta uma nova estrela cercada por “megaestrutura alienígena”

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova estrela cuja luminosidade varia de forma misteriosa. Uma das teorias é que possa estar rodeada de uma possível megaestrutura extraterrestre que ofusca a luz de tempos e …

Pela primeira vez, NASA detecta explosão magnética no lado escuro da Terra

A Missão Multiescala Magnetosférica (MMS), projeto espacial composto por quatro satélites lançados pela NASA em 2015, detectou uma explosão magnética no lado noturno da Terra nunca vista antes. De acordo com o artigo publicado este mês …

Ferimentos diurnos cicatrizam mais rápido que os noturnos

Segundo uma pesquisa recente, ferimentos causados durante o dia cicatrizam mais rápido do que aqueles que foram causados durante a noite. Essa conclusão é explicada pela influência do nosso relógio biológico sobre as células humanas. Tendemos …

Promoção Black Friday Goodoffer24: Windows 10 Pro por R$ 51,20; Office 2016 Pro por R$ 115,95. Tudo com 20% de desconto!

A Black Friday está chegando e se você está à procura de novos softwares, veja algumas ótimas ofertas que a Goodoffer24.com preparou para você! A GoodOffer24.com já está vendendo com preços de Black Friday. E se …

Brasileira cria esmalte em dose única para variar cores sem desperdício

Uma empreendedora mineira de Juiz de Fora criou o esmalte em dose única, o sonho de mulheres que gostam de variar as cores, com higiene, sem desperdício e sem acumular vários vidrinhos em casa. Gláucia Mangia, …

Escritora de romance erótico gay é condenada a mais de 10 anos de prisão na China

Uma escritora chinesa foi condenada a dez anos e meio de cadeia pela publicação de um romance erótico com protagonistas homossexuais. A sentença chocou e indignou país. A escritora de apelido Liu, mas mais conhecida como …

Juiz proíbe Trump de recusar asilo a imigrantes

Um juiz federal proibiu temporariamente a Administração Trump de recusar asilo a imigrantes que cruzem ilegalmente a fronteira no sul dos Estados Unidos. Um juiz federal proibiu temporariamente a Administração norte-americana liderada por Donald Trump de …