MPF denuncia 21 pessoas por homicídio em tragédia de Mariana

O Ministério Público Federal (MPF) de Minas Gerais, no Brasil, denunciou 21 pessoas por homicídio qualificado pela rutura da barragem de Mariana, em novembro do ano passado, considerado o maior desastre ambiental da história do Brasil.

Quatro empresas também foram denunciadas: a mineradora Samarco, responsável pela barragem; as suas proprietárias Vale e BHP Billiton; e a consultora VogBR, a empresa que assinou o documento atestando a estabilidade da estrutura que se rompeu.

Ao todo, os procuradores do MPF apresentaram acusação contra 22 pessoas, entre elas 21 por homicídio qualificado, e as quatro empresas.

A Samarco e as suas acionistas já vieram contestar a acusação do MPF relativa ao rompimento da barragem de mineração no distrito de Bento Rodrigues.

Entre os acusados por homicídio qualificado com dolo eventual (quando se assume o risco de cometer um crime) estão Ricardo Vescovi de Aragão, ex-presidente da Samarco, Kléber Terra, diretor de operações e infraestrutura, três gerentes operacionais, onze membros do conselho de administração da empresa e cinco representantes da Vale e BHP Billiton.

A lama com resíduos da exploração de minério de ferro invadiu a localidade de Bento Rodrigues, destruindo casas e provocando 19 mortos, para além de destruir vegetação e poluir a bacia do Rio Doce.

Os acusados arriscam até 54 anos de prisão cada um, além do pagamento de uma multa.

Construtora Samarco contesta acusação

“A Samarco refuta a denúncia do Ministério Público Federal, que desconsiderou as defesas e depoimentos apresentados ao longo das investigações iniciadas logo após o rompimento da barragem de Fundão e que comprovam que a empresa não tinha qualquer conhecimento prévio de riscos à sua estrutura“, lê-se numa resposta enviada à agência Lusa.

A mineradora vincou que “a barragem de Fundão era regularmente fiscalizada, não só pelas autoridades, como também por consultores internacionais independentes”, e que “toda e qualquer medida sugerida e implantada no que diz respeito à gestão da estrutura seguia as melhores práticas de engenharia e segurança”.

“Segurança sempre foi uma prioridade na estratégia de gestão da Samarco”, sublinhou a companhia, frisando que “nunca houve redução de investimentos” nessa área.

-

A Vale repudiou “veemente a acusação”, considerando-a “injusta” e “a todo custo” contra os executivos e empregados da Vale.

A mineradora acusou igualmente o MPF de ter optado por “desprezar as inúmeras provas apresentadas, a razoabilidade, os depoimentos prestados durante quase um ano de investigação que evidenciaram a inexistência de qualquer conhecimento prévio de riscos reais à barragem de Fundão pela Vale”.

A empresa frisou que “jamais praticou atos de gestão operacional na Samarco” e que os elementos da empresa “jamais foram informados pelo corpo técnico e diretivo da Samarco sobre quaisquer irregularidades que representasse riscos reais”, nem pelas consultorias responsáveis pelo monitoramento técnico da estrutura.

Pelo contrário, acrescentou, “sempre lhes foi assegurado que a barragem de Fundão era regularmente avaliada, não só pelas autoridades legalmente competentes, como também por um renomado grupo de consultores internacionais independentes”.

A empresa sublinhou que nunca houve “qualquer mera recomendação por parte de seus membros de redução de investimentos” na área da segurança, que era “prioridade número um”.

A mineradora fez saber que vai lutar na Justiça, acreditando que “a verdade e a sensatez irão prevalecer”.

Em resposta à Lusa, a BHP Billiton Brasil informou que “repudia veementemente as acusações contra a empresa e as pessoas acusadas e que irá apresentar a sua defesa, prestando também todo o suporte na defesa dos acusados”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …