MPF denuncia 21 pessoas por homicídio em tragédia de Mariana

O Ministério Público Federal (MPF) de Minas Gerais, no Brasil, denunciou 21 pessoas por homicídio qualificado pela rutura da barragem de Mariana, em novembro do ano passado, considerado o maior desastre ambiental da história do Brasil.

Quatro empresas também foram denunciadas: a mineradora Samarco, responsável pela barragem; as suas proprietárias Vale e BHP Billiton; e a consultora VogBR, a empresa que assinou o documento atestando a estabilidade da estrutura que se rompeu.

Ao todo, os procuradores do MPF apresentaram acusação contra 22 pessoas, entre elas 21 por homicídio qualificado, e as quatro empresas.

A Samarco e as suas acionistas já vieram contestar a acusação do MPF relativa ao rompimento da barragem de mineração no distrito de Bento Rodrigues.

Entre os acusados por homicídio qualificado com dolo eventual (quando se assume o risco de cometer um crime) estão Ricardo Vescovi de Aragão, ex-presidente da Samarco, Kléber Terra, diretor de operações e infraestrutura, três gerentes operacionais, onze membros do conselho de administração da empresa e cinco representantes da Vale e BHP Billiton.

A lama com resíduos da exploração de minério de ferro invadiu a localidade de Bento Rodrigues, destruindo casas e provocando 19 mortos, para além de destruir vegetação e poluir a bacia do Rio Doce.

Os acusados arriscam até 54 anos de prisão cada um, além do pagamento de uma multa.

Construtora Samarco contesta acusação

“A Samarco refuta a denúncia do Ministério Público Federal, que desconsiderou as defesas e depoimentos apresentados ao longo das investigações iniciadas logo após o rompimento da barragem de Fundão e que comprovam que a empresa não tinha qualquer conhecimento prévio de riscos à sua estrutura“, lê-se numa resposta enviada à agência Lusa.

A mineradora vincou que “a barragem de Fundão era regularmente fiscalizada, não só pelas autoridades, como também por consultores internacionais independentes”, e que “toda e qualquer medida sugerida e implantada no que diz respeito à gestão da estrutura seguia as melhores práticas de engenharia e segurança”.

“Segurança sempre foi uma prioridade na estratégia de gestão da Samarco”, sublinhou a companhia, frisando que “nunca houve redução de investimentos” nessa área.

-

A Vale repudiou “veemente a acusação”, considerando-a “injusta” e “a todo custo” contra os executivos e empregados da Vale.

A mineradora acusou igualmente o MPF de ter optado por “desprezar as inúmeras provas apresentadas, a razoabilidade, os depoimentos prestados durante quase um ano de investigação que evidenciaram a inexistência de qualquer conhecimento prévio de riscos reais à barragem de Fundão pela Vale”.

A empresa frisou que “jamais praticou atos de gestão operacional na Samarco” e que os elementos da empresa “jamais foram informados pelo corpo técnico e diretivo da Samarco sobre quaisquer irregularidades que representasse riscos reais”, nem pelas consultorias responsáveis pelo monitoramento técnico da estrutura.

Pelo contrário, acrescentou, “sempre lhes foi assegurado que a barragem de Fundão era regularmente avaliada, não só pelas autoridades legalmente competentes, como também por um renomado grupo de consultores internacionais independentes”.

A empresa sublinhou que nunca houve “qualquer mera recomendação por parte de seus membros de redução de investimentos” na área da segurança, que era “prioridade número um”.

A mineradora fez saber que vai lutar na Justiça, acreditando que “a verdade e a sensatez irão prevalecer”.

Em resposta à Lusa, a BHP Billiton Brasil informou que “repudia veementemente as acusações contra a empresa e as pessoas acusadas e que irá apresentar a sua defesa, prestando também todo o suporte na defesa dos acusados”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Calheiros anuncia nome das 14 pessoas que passaram de testemunhas a investigados na CPI da Covid

Segundo senador, é preciso mudar o "patamar" da investigação pois já há provas e indícios concretos contra as pessoas inseridas na lista, que agora será encaminhada ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). Nesta sexta-feira (18), …

Turistas “madrugam” para visitar Disneyland Paris, que reabre após oito meses por causa da pandemia

Depois de oito meses de portas fechadas, o parque Disneyland Paris reabriu para o público nesta quinta-feira (17). A atração, um dos principais destinos turísticos da Europa, volta a funcionar, mas mantém medidas sanitárias …

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …

Astrônomos descobrem as maiores estruturas giratórias conhecidas no universo

Tentáculos de galáxias com centenas de milhões de anos-luz de comprimento podem ser os maiores objetos giratórios do universo, um novo estudo descobriu. Corpos celestes muitas vezes giram, planetas, estrelas e galáxias. No entanto, aglomerados gigantes …

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …