O presidente norte-americano, Donald Trump, demitiu nesta quinta-feira (29) pelo Twitter o secretário de Assuntos Veteranos, David Shulkin, na sequência de escândalos relacionados com conflitos éticos, e indicou o médico da Casa Branca Ronny Jackson para substituí-lo no cargo.
“Estou satisfeito em anunciar que pretendo nomear o respeitado Almirante Ronny L. Jackson, MD, como o novo secretário de Assuntos Veteranos”, disse Trump no Twitter. “Estou grato ao doutor David Shulkin pelo serviço prestado ao nosso país e aos nossos grandes veteranos”, acrescentou.
Até que o senado confirme a nomeação de Ronny L. Jackson, um alto funcionário do Pentágono, Robert Wilkie, administrará a agência interinamente, adiantou o presidente norte-americano.
Jackson é conhecido por ter assegurado, depois de Trump ter se submetido a um exame médico, que o presidente tem uma “saúde excelente”.
Shulkin esteve na origem de inúmeras manchetes pelos conflitos éticos depois de, em julho do ano passado, ter aproveitado uma visita oficial pela Europa para se deslocar ao Reino Unido e assistir ao torneio de tênis de Wimbledon, tendo aceitado bilhetes cujo valor excedia o limite estabelecido nos EUA em relação a presentes a funcionários públicos.
Em setembro do ano passado, Shulkin pressionou também a Casa Branca para que a esposa pudesse acompanhá-lo na abertura dos Jogos Invictus, realizados em Toronto.
Shulkin é o segundo secretário da Administração de Donald Trump a ser afastado devido a controvérsias envolvendo viagens oficiais, depois do ex-secretário de Saúde e Serviços Humanos, Tom Price, que renunciou ao cargo em setembro de 2017.
Ciberia // ZAP