Gorilas aprenderam a desmontar armadilhas de caçadores

Dois jovens Gorilla beringei beringei

Pesquisadores observaram dois gorilas trabalhando juntos para desmontar armadilhas de caçadores na natureza, dias depois de uma delas ter matado um jovem gorila-das-montanhas.

Isso significa que os animais perceberam quão perigosas tais arapucas podiam ser, e aprenderam como identificar e se livrar delas. O evento ocorreu no Parque Nacional dos Vulcões, uma área protegida que fica no noroeste de Ruanda, em 2012.

Milhares dessas armadilhas ilegais são montadas por caçadores de carne para capturar antílopes e outros animais para comer. Embora aparentemente não tenham interesse em primatas, gorilas jovens às vezes caem nessas armadilhas e morrem sem querer.

As arapucas, camufladas com folhas e galhos, contêm um laço e um talo de bambu que se dobra até o chão, com outro pau ou pedra usada para segurar o laço no lugar.

Quando um animal se aproxima e move a armadilha, o bambu se lança para trás e aperta o laço em torno da presa, segurando-a no lugar. Se a criatura for leve o suficiente, será içada para o ar.

Enquanto gorilas adultos são grandes e fortes o suficiente para se extraírem dessa armadilha sozinhos, os jovens geralmente não são. Quando não morrem presos na armadilha, correm risco de morrer por ferimentos sofridos durante a sua fuga, como ossos deslocados e cortes gangrenosos.

A surpresa

Os gorilas desta região são uma subespécie do gorila-do-oriente chamada de Gorilla beringei beringei. Eles estão criticamente em perigo de extinção, e a população simplesmente não pode sustentar a perda consistente de jovens gorilas para armadilhas.

Segundo Veronica Vecellio, do Centro de Pesquisa Karisoke, do Fundo Internacional de Gorilas Dian Fossey em Ruanda, o maior banco de dados e observador de gorilas selvagens do mundo, o evento de 2012 foi a primeira vez que esses animais foram vistos destruindo armadilhas por conta própria.

Vecellio e sua equipe estavam fazendo buscas diárias por essas armadilhas no parque, a fim de desmantelá-las, quando um dos rastreadores locais avistou um gorila que havia perdido um de seus juvenis para uma das ciladas alguns dias antes.

O rastreador, John Ndayambaje, foi desmantelar a armadilha, mas recebeu um sinal de alerta do macho dominante do clã para recuar.

“De repente, dois jovens – Rwema, um macho; e Dukore, uma fêmea, ambos com cerca de quatro anos de idade – correram em direção à armadilha”, relatou Vecellio. “Enquanto Ndayambaje e alguns turistas observavam, Rwema pulou no galho de árvore dobrado e quebrou-o, enquanto Dukore soltou o laço”.

Os pesquisadores também observaram os gorilas trabalharem juntos para destruir uma segunda armadilha. Por causa da confiança e rapidez com que destruíram as armadilhas, os pesquisadores acreditam que esses jovens gorilas entendem como elas são perigosas e já desmantelaram outras antes.

Enquanto seria uma boa solução ensinar mais gorilas a desmontar armadilhas, Vecellio e sua equipe disseram que seria antiético interferir no comportamento natural dos gorilas nesse grau.

Logo, é necessário esperar que os jovens continuem a espalhar seu conhecimento por todo o clã por conta própria.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …