A internet está repleta de golpes e, infelizmente, muitas pessoas ainda caem neles. Um novo golpe está circulando pela web, trata-se da simulação de uma possível liberação de um lote de 14º salário para brasileiros que fazem aniversário entre os meses de janeiro e junho.
De acordo com a PSafe, desenvolvedora do aplicativo de segurança digital DFNDR, mais de 320 mil pessoas acabaram sendo vítimas da armadilha.
A ameaça está sendo disseminada pelo WhatsApp, e solicita a permissão dos usuários para poder enviar notificações de outros golpes no futuro. Além disso, ele tenta enganar as pessoas com a promessa de poder receber um salário mínimo (R$ 937) através da Caixa Econômica Federal.
Para conseguir isso é necessário responder três questões e em seguida clicar em um link: “Você já possui o cartão cidadão?”, “Trabalhou algum mês registrado em 2016/2017?” e “Atualmente está registrado?”.
Para completar, é solicitado que o usuário compartilhe o link com mais dez amigos ou em dez grupos do mensageiro. Isso tudo, claro, serve apenas para espalhar com maior rapidez o golpe.
“O diferencial desse golpe é que, em meio ao passo a passo, ele solicita permissão do usuário para enviar notificações por push. Isso acontece para que o hacker consiga envolvê-lo em outros golpes no futuro, sem precisar enviar links”, explica Emilio Simoni, Gerente de Segurança da PSafe.
“Nos testes realizados pelo nosso time de pesquisadores, algumas horas após o acesso ao golpe, o cibercriminoso enviou uma outra armadilha, via notificação direta para o celular das vítimas”, disse ainda.
A dica fundamental para não se tornar a próxima vítima é não acreditar em tudo que é veiculado pela internet, mesmo que seja repassado por um amigo próximo. Antes de qualquer coisa, verifique a veracidade das informações contidas na mensagem. Uma busca rápida no Google deve ajudar.