Erosão de montanhas também emite CO2 para a atmosfera

O processo de erosão das montanhas também pode ser uma fonte de gás CO2, liberado na atmosfera muito mais rápido que a absorção pela rocha recém-exposta.

A conclusão é de um novo estudo dirigido por pesquisadores da Instituição Oceanográfica Woods Whole (WHOI), publicado este mês na revista Science.

“Isso vai contra uma velha hipótese de que mais montanhas significam mais erosão e desgaste, o que significa uma redução adicional do dióxido de carbono. Afinal, é muito mais complicado que isso”, disse o autor principal do estudo, Jordon Hemingway.

A fonte do CO2 extra não é completamente geológica. Pelo contrário, é o subproduto de pequenos micróbios nos solos das montanhas que “comem” fontes antigas de carbono orgânico que ficam presas na rocha. À medida que os micróbios metabolizam esses minerais, produzem dióxido de carbono.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de estudar uma das cadeias montanhosas mais propícias à erosão no mundo: a faixa central de Taiwan. Essa cordilheira de encostas íngremes é atingida por mais de três tufões por ano, cada um deles corrói mecanicamente o solo e a rocha através do fortes chuvas e ventos.

Hemingway e sua equipe examinaram amostras de solo, da rocha-mãe e dos sedimentos fluviais da área central à procura de indícios reveladores de carbono orgânico na rocha.

“Na parte inferior do perfil do solo, basicamente, temos rocha sem meteorização. No entanto, quando alcançamos a base do solo, a capa, vemos rocha solta, mas que ainda não está completamente fragmentada, e nesse ponto o carbono orgânico presente no leito rochoso parece desaparecer por completo”, assinala em comunicado. Nesse ponto do solo, a equipe também notou um aumento nos lípidos, que vêm das bactérias.

“No entanto, ainda não sabemos exatamente qual bactéria está fazendo isso. Para o descobrirmos, precisaríamos de ferramentas genômicas, metagenômicas e microbiológicas que não estamos usando nesse estudo. Mas esse é o passo seguinte na pesquisa”, disse o geoquímico marinho Valier Galy.

O grupo percebeu rapidamente que o nível total de CO2 liberado por esses micróbios não é suficientemente severo para ter um impacto imediato nas mudanças climáticas. No que toca ao assunto, esses processos acontecem em escalas de tempo geológicas.

A pesquisa da equipe de WHOI pode conduzir a uma melhor compreensão de como funcionam realmente os ciclos de carbono baseados em montanhas, o que poderia ajudar a encontrar pistas sobre como se regulou o CO2 desde a formação da Terra.

“Ao se olhar para trás, estamos mais interessados em como esses processos conseguiram manter níveis de CO2 na atmosfera mais ou menos estáveis ao longo de milhões de anos. Permitiram que a Terra tenha o clima e as condições que tem, que promoveram o desenvolvimento de formas de vida complexas”, salienta Valier Galy.

“Ao longo da história da terra, o dióxido de carbono se desconcertou com o tempo, mas se manteve sempre nessa zona estável. Isso é só uma atualização do mecanismo dos processos geológicos que permitem que isso aconteça”, conclui.

Ciberia // Europapress / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …