Erosão de montanhas também emite CO2 para a atmosfera

O processo de erosão das montanhas também pode ser uma fonte de gás CO2, liberado na atmosfera muito mais rápido que a absorção pela rocha recém-exposta.

A conclusão é de um novo estudo dirigido por pesquisadores da Instituição Oceanográfica Woods Whole (WHOI), publicado este mês na revista Science.

“Isso vai contra uma velha hipótese de que mais montanhas significam mais erosão e desgaste, o que significa uma redução adicional do dióxido de carbono. Afinal, é muito mais complicado que isso”, disse o autor principal do estudo, Jordon Hemingway.

A fonte do CO2 extra não é completamente geológica. Pelo contrário, é o subproduto de pequenos micróbios nos solos das montanhas que “comem” fontes antigas de carbono orgânico que ficam presas na rocha. À medida que os micróbios metabolizam esses minerais, produzem dióxido de carbono.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de estudar uma das cadeias montanhosas mais propícias à erosão no mundo: a faixa central de Taiwan. Essa cordilheira de encostas íngremes é atingida por mais de três tufões por ano, cada um deles corrói mecanicamente o solo e a rocha através do fortes chuvas e ventos.

Hemingway e sua equipe examinaram amostras de solo, da rocha-mãe e dos sedimentos fluviais da área central à procura de indícios reveladores de carbono orgânico na rocha.

“Na parte inferior do perfil do solo, basicamente, temos rocha sem meteorização. No entanto, quando alcançamos a base do solo, a capa, vemos rocha solta, mas que ainda não está completamente fragmentada, e nesse ponto o carbono orgânico presente no leito rochoso parece desaparecer por completo”, assinala em comunicado. Nesse ponto do solo, a equipe também notou um aumento nos lípidos, que vêm das bactérias.

“No entanto, ainda não sabemos exatamente qual bactéria está fazendo isso. Para o descobrirmos, precisaríamos de ferramentas genômicas, metagenômicas e microbiológicas que não estamos usando nesse estudo. Mas esse é o passo seguinte na pesquisa”, disse o geoquímico marinho Valier Galy.

O grupo percebeu rapidamente que o nível total de CO2 liberado por esses micróbios não é suficientemente severo para ter um impacto imediato nas mudanças climáticas. No que toca ao assunto, esses processos acontecem em escalas de tempo geológicas.

A pesquisa da equipe de WHOI pode conduzir a uma melhor compreensão de como funcionam realmente os ciclos de carbono baseados em montanhas, o que poderia ajudar a encontrar pistas sobre como se regulou o CO2 desde a formação da Terra.

“Ao se olhar para trás, estamos mais interessados em como esses processos conseguiram manter níveis de CO2 na atmosfera mais ou menos estáveis ao longo de milhões de anos. Permitiram que a Terra tenha o clima e as condições que tem, que promoveram o desenvolvimento de formas de vida complexas”, salienta Valier Galy.

“Ao longo da história da terra, o dióxido de carbono se desconcertou com o tempo, mas se manteve sempre nessa zona estável. Isso é só uma atualização do mecanismo dos processos geológicos que permitem que isso aconteça”, conclui.

Ciberia // Europapress / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …