Um adiantamento de 25 segundos bastou para que a West Japan Railways pedisse desculpas aos passageiros pelo “incômodo imperdoável”.
“O grande inconveniente que causamos aos nossos clientes foi totalmente imperdoável”, reconheceu a empresa West Japan Railways depois de um dos seus trens ter partido 25 segundos mais cedo do que o habitual.
Em causa, esteve a ligação que partiu da estação de Notogawa, na sexta-feira passada. O condutor do trem pensou que a hora prevista da partida era às 7h11 em vez do horário atual das 7h12. Depois de ter fechado as portas dos vagões, o maquinista percebeu o erro.
Não tendo visto nenhum passageiro à espera na plataforma, o funcionário da empresa decidiu partir 25 segundos antes das 7h12, conta o Jornal de Notícias.
Contudo, apesar de não tê-los visto, havia passageiros à espera e outros que não conseguiram pegar o trem. Indignados, os passageiros reclamaram à empresa, que prontamente se desculpou.
Será uma questão de excesso de rigor? Certo é que essa não é a primeira vez que uma empresa pede desculpas por um trem também partir segundos antes da hora estipulada.
Embora na tradição nipônica esse tipo de atitude – tanto de rigor como de reconhecimento face aos incômodos causados – seja natural, no Ocidente é encarado como um excesso de zelo.
Ciberia // ZAP