Filme pernambucano recebe prêmio de Melhor Longa de 2017 nos EUA

Entre vivências e contações de histórias nas periferias brasileiras, surgiu a trama de Severina, personagem central de “A Princesa do Beco e o Lampião Cromado”, filme dirigido pela catarinense Rita de Cácia Oenning da Silva e pelo norte-americano Kurt Shaw. Os dois são idealizadores do projeto FavelaNews, canal de notícias que mostra a vida e o movimento dos moradores das favelas da Região Metropolitana do Recife.

A obra recebeu o prêmio de Melhor Longa de 2017 nos Estados Unidos, concedido pela Subversive Cinema Society em Los Angeles, na Califórnia, que tem como objetivo reconhecer filmes originais e que estão fora das principais normas e tendências da indústria cinematográfica, homenageando películas que rompam fronteiras, desafiem concepções artísticas e experimentem novas formas de narrativas.

No enredo, Severina (Jenifer Cibele da Silva), uma criança de 10 anos moradora da periferia do Recife, interpreta a rivalidade entre duas favelas dentro de um cenário de conto de fadas, em que a realidade cotidiana dos moradores é vista como a vida de reis e rainhas de maracatus, de princesas e príncipes que lutam entre si e se apaixonam.

A menina conta a história de Okado (Ellan Barreto), um jovem dançarino de breakdance que, ao ser convidado para interpretar um gangster em uma novela, vai a campo entrevistar jovens traficantes conhecidos, para a composição do seu personagem.

Nessa sua jornada, acaba descobrindo que o verdadeiro mandante do tráfico é um policial corrupto, retratado como um dragão. Com uma mistura da inocência infantil e a seriedade de um documentário, a trajetória de Severina e Okado apresenta a resistência da periferia recifense de maneira diferente da grande mídia.

Segundo os realizadores, a ideia do filme surgiu de um desejo comum dos integrantes do FavelaNews em assumir novos desafios, a partir de uma tentativa de criar algo maior e mais complexo, que os colocasse em diálogo com profissionais da área do cinema.

O roteiro foi iniciado com base nas muitas histórias, contadas ou vividas, por jovens e crianças que participaram das atividades do projeto.

O processo produtivo contou com a colaboração de toda a equipe. Quase todos os atores e grande parte da equipe técnica são moradores de favela, alguns deles foram capacitados nas oficinas do próprio FavelaNews, ao longo dos anos.

“O filme só foi possível porque a equipe como um todo se empenhou de modo leve e intenso. Foi um trabalho que uniu a gente em torno do jogo e do fazer cinematográfico: foi tudo experimental, uma espécie de laboratório”, conta Rita de Cácia.

Ainda de acordo com a diretora, a meta agora é fazer com que a obra chegue ao grande público. Para isso, os organizadores se inscreveram em alguns festivais onde acreditam ser possível achar distribuidores e negociar com redes de cinema e estão à espera de respostas.

Mais para frente, já estão sendo planejados um lançamento no Recife e outro em Florianópolis, para depois de agosto. “Em Recife acho que o fundamental é levar o público da periferia a ocupar o Cine São Luiz. Estamos ainda sem data, mas já em diálogo com o Cinema”, conclui.

Enquanto o lançamento não sai, as atividades do FavelaNews não param e já há vários outros projetos encaminhados para os próximos dias. O grupo vai começar a rodar um novo documentário, “O Outro Lado do Outro”, que provoca e representa um encontro entre dois grupos de teatro e cinema infantis, um da favela e um do bairro das Graças, entre outras ações.

Ciberia // Brasil de Fato

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Uma poção medieval provou ser eficaz contra bactérias

Uma fórmula de mil anos de idade para o tratamento infecções nos olhos talvez leve os cientistas a um novo caminho para lutar contra a resistência aos antibióticos. A poção parece mesmo bruxaria: cebola, vinho, alho …

Microsoft confirma intenção de comprar o TikTok

Em um final de semana conturbado para o aplicativo TikTok, o presidente norte-americano Donald Trump deu um prazo de 45 dias para a Microsoft concretizar a aquisição da rede social chinesa. A notícia divulgada pela agência …

Com 200.000 mortes, América Latina é segunda região do mundo mais afetada pela Covid-19

A região da América Latina e do Caribe alcançou a fúnebre marca de 200.212 mortes pelo novo coronavírus e é a segunda no mundo mais afetada pela pandemia, depois da Europa (210.435 óbitos para …

Autoridade de saúde da administração Trump rejeita hidroxicloroquina como tratamento para COVID-19

O responsável por coordenar a aplicação de testes de COVID-19 nos EUA afirmou neste domingo (2) que não há evidências de que a hidroxicloroquina seja um tratamento eficaz contra o novo coronavírus. O secretário assistente do …

Julho foi mês mais fatal da pandemia de covid-19 no Brasil

Com quase 33 mil vítimas, julho foi o pior mês desde as primeiras infecções com o coronavírus no país. Em São Paulo, estado mais atingido, Instituto Butantan oferece testes grátis da doença respiratória na capital. O …

Ouvidos poderiam esconder coronavírus, descobre estudo

Uma equipe de cientistas da Universidade Johns Hopkins, EUA, encontrou vestígios do novo coronavírus nos ouvidos humanos, alertando que agora as autoridades médicas precisam tomar mais cuidado. Chamado de SARS-CoV-2, o novo coronavírus poderia se esconder …

Quase humano: cérebro artificial ajuda robô a realizar tarefas complexas

Pegar uma lata de refrigerante pode ser uma tarefa simples para os seres humanos, mas isso pode ser muito complexo para um robô. Isso porque ele precisa localizar o objeto, deduzir sua forma, determinar a …

Se você fizer isso, dificilmente terá câncer por toda a vida

A Sociedade Americana de Câncer acaba de atualizar o guia de dieta e atividades físicas com o objetivo de reduzir o risco de se ter câncer ou, possivelmente não ter câncer durante toda a vida. …

Nos hospitais, 70% dos profissionais se sentem despreparados para pandemia

O conhecimento sobre a covid-19 ainda é tão pouco que os médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde estão com medo e se sentindo despreparados. Ao mesmo tempo, por conta da pandemia ainda descontrolada no …

Este chef é um verdadeiro herói no lar de idosos onde trabalha

A admiração conquistada pelo chef Kevin na casa de repouso onde trabalha em Perthshire, na Escócia, não vem apenas do sabor e da beleza de cada prato montado por ele. Cozinheiro profissional desde 1995, Kevin se …