Filme pernambucano recebe prêmio de Melhor Longa de 2017 nos EUA

Entre vivências e contações de histórias nas periferias brasileiras, surgiu a trama de Severina, personagem central de “A Princesa do Beco e o Lampião Cromado”, filme dirigido pela catarinense Rita de Cácia Oenning da Silva e pelo norte-americano Kurt Shaw. Os dois são idealizadores do projeto FavelaNews, canal de notícias que mostra a vida e o movimento dos moradores das favelas da Região Metropolitana do Recife.

A obra recebeu o prêmio de Melhor Longa de 2017 nos Estados Unidos, concedido pela Subversive Cinema Society em Los Angeles, na Califórnia, que tem como objetivo reconhecer filmes originais e que estão fora das principais normas e tendências da indústria cinematográfica, homenageando películas que rompam fronteiras, desafiem concepções artísticas e experimentem novas formas de narrativas.

No enredo, Severina (Jenifer Cibele da Silva), uma criança de 10 anos moradora da periferia do Recife, interpreta a rivalidade entre duas favelas dentro de um cenário de conto de fadas, em que a realidade cotidiana dos moradores é vista como a vida de reis e rainhas de maracatus, de princesas e príncipes que lutam entre si e se apaixonam.

A menina conta a história de Okado (Ellan Barreto), um jovem dançarino de breakdance que, ao ser convidado para interpretar um gangster em uma novela, vai a campo entrevistar jovens traficantes conhecidos, para a composição do seu personagem.

Nessa sua jornada, acaba descobrindo que o verdadeiro mandante do tráfico é um policial corrupto, retratado como um dragão. Com uma mistura da inocência infantil e a seriedade de um documentário, a trajetória de Severina e Okado apresenta a resistência da periferia recifense de maneira diferente da grande mídia.

Segundo os realizadores, a ideia do filme surgiu de um desejo comum dos integrantes do FavelaNews em assumir novos desafios, a partir de uma tentativa de criar algo maior e mais complexo, que os colocasse em diálogo com profissionais da área do cinema.

O roteiro foi iniciado com base nas muitas histórias, contadas ou vividas, por jovens e crianças que participaram das atividades do projeto.

O processo produtivo contou com a colaboração de toda a equipe. Quase todos os atores e grande parte da equipe técnica são moradores de favela, alguns deles foram capacitados nas oficinas do próprio FavelaNews, ao longo dos anos.

“O filme só foi possível porque a equipe como um todo se empenhou de modo leve e intenso. Foi um trabalho que uniu a gente em torno do jogo e do fazer cinematográfico: foi tudo experimental, uma espécie de laboratório”, conta Rita de Cácia.

Ainda de acordo com a diretora, a meta agora é fazer com que a obra chegue ao grande público. Para isso, os organizadores se inscreveram em alguns festivais onde acreditam ser possível achar distribuidores e negociar com redes de cinema e estão à espera de respostas.

Mais para frente, já estão sendo planejados um lançamento no Recife e outro em Florianópolis, para depois de agosto. “Em Recife acho que o fundamental é levar o público da periferia a ocupar o Cine São Luiz. Estamos ainda sem data, mas já em diálogo com o Cinema”, conclui.

Enquanto o lançamento não sai, as atividades do FavelaNews não param e já há vários outros projetos encaminhados para os próximos dias. O grupo vai começar a rodar um novo documentário, “O Outro Lado do Outro”, que provoca e representa um encontro entre dois grupos de teatro e cinema infantis, um da favela e um do bairro das Graças, entre outras ações.

Ciberia // Brasil de Fato

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …