Mulher tinha um verme se mexendo sob a pele; e não era um pesadelo

The New England Journal of Medicine

Registro do parasita Dirofilaria repens no rosto da mulher russa

Através de selfies, uma mulher russa registrou durante dias a evolução de um pequeno nódulo no rosto. Mais tarde, quando o nódulo misteriosamente se moveu, procurou ajuda médica. O caso se tratava, na verdade, de um verme parasita.

A mulher notou um pequeno nódulo sob seu olho esquerdo e, para registrar o estranho relevo, tirou uma selfie. Entretanto, algo mais estranho aconteceu: o “caroço” se moveu.

Com uma sequência de fotografias, a mulher conseguiu seguir o nódulo que se movia no rosto. Cinco dias depois de notá-lo pela primeira vez, o nódulo migrou para a pálpebra do olho esquerdo. Passados 10 dias, se mudou para o lábio superior.

Logo após a última migração, a mulher procurou um oftalmologista, que observou um “nódulo alongado, móvel e superficial na pálpebra superior esquerda”, de acordo com o relatório do caso, publicado esta semana no New England Journal of Medicine.

Depois, descobriu-se que a mulher, de 32 anos, tinha uma infecção com um tipo de um verme parasita chamado Dirofilaria repens. Esses vermes, que se parecem com filamentos, infectam normalmente cães, gatos, raposas e outros mamíferos selvagens.

De acordo com um relatório clínico semelhante de 2011, os vermes se alojam por norma no tecido sob a pele.

Transmitido por mosquitos

Os seres humanos são hospedeiros “acidentais”, pois, uma vez dentro da pele dos humanos, esses parasitas não conseguem se reproduzir.

Os vermes são transmitidos por picadas de mosquitos e casos em humanos já foram registrados em algumas partes da Europa, Ásia e África, segundo o mesmo relatório. No momento da picada, os parasitas se agarram à pele e entram pela ferida. Depois, as larvas crescem.

No relatório mais recente, a mulher russa que foi infectada disse que viajou recentemente para uma área rural de Moscou, onde foi frequentemente picada por mosquitos.

Vladimir Kartashev, professor de medicina na Universidade Estatal de Rostov, na Rússia, foi o médico responsável por tratar a mulher. Segundo Kartashev, desde 1997, houve mais de 4 mil casos em humanos da infeção na Rússia e na Ucrânia.

Os casos em humanos têm, inclusivamente, aumentado nos últimos anos. Em um estudo publicado em 2015 por Kartashev e sua equipe, os pesquisadores analisaram os dados do Dirofilaria incidentes na Rússia e na Bielorrússia.

De acordo com o estudo, os casos relatados passaram de 8 em 1997 para quase 200 em 2012. Os dados notam ainda que a doença “se espalhou” para o norte, havendo mais pessoas infectadas a latitudes mais altas do que em 1997.

Nos seres humanos, a infeção parasitária se manifesta com nódulos embaixo da pele e, às vezes, os vermes podem mesmo se mover.

De acordo com outro estudo, publicado em 2014, no qual mais de 200 casos de infecção desse parasita foram analisados em um período de 17 anos, os médicos observaram que o verme se movia em cerca de 35% dos pacientes. Alguns dos infectados reportaram uma “sensação de ‘rastejar’ sob a pele”.

Embora possa parecer muito assustador, o tratamento é relativamente simples: de acordo com o novo estudo, a remoção cirúrgica do verme pode curar a infecção. Segundo o relatório clínico da russa, a mulher removeu cirurgicamente o verme que se encontrava no lábio e se recuperou totalmente.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …