Vírus raro transmitido por mordida de gato causa primeira morte

O Japão anunciou nesta terça-feira (25) o primeiro caso mundial de contágio humano com o vírus da Síndrome de Febre Severa com Trombocitopenia em uma mulher que morreu depois de ser mordida por um gato.

A mulher morreu em 2016 devido ao SFTSV – sigla de “Bunyavirus do Síndrome de Febre Severa com Trombocitopenia” –, um vírus raro identificado pela primeira vez na China em 2010 e cujos primeiros contágios se registraram no Japão em 2013, indicou em coletiva de imprensa o Ministério da Saúde japonês.

Todos os casos detectados até agora em humanos – a maioria em zonas rurais da China – tinham sido em pacientes picados por pulgas. Por isso, os cientistas acreditavam que esta era a única via de transmissão do vírus.

A doente, com cerca de 50 anos, não mostrava sinais de picadas dos parasitas, mas foi mordida por um gato de rua, que tinha recolhido para levar a um veterinário.

A mulher morreu dez dias depois de ter sido mordida, com febre alta e outros sintomas graves causados pelo vírus, para o qual não existe tratamento, indicou o Ministério.

Até o momento, foram registrados 266 infecções de SFTSV em humanos no Japão, das quais 57 morreram, enquanto na China foram registradas várias centenas de casos, principalmente no centro e nordeste do país, e na Coreia do Sul foram detectados também várias dezenas de contágios.

Os principais sintomas que provoca são febre, trombocitopenia – diminuição das plaquetas sanguíneas –, problemas gastrointestinais e leucopenia, e sua mortalidade se situa entre 12% e 30% dos casos.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Superterra gelada vizinha do nosso planeta pode abrigar vida primitiva

Edward Guinan e Scott Engle, cientistas da Universidade de Villanova, no estado norte-americano da Pensilvânia, anunciaram que pode existir vida primitiva em GJ 699b, a Superterra gelada que orbita a estrela de Barnard, localizada a apenas …

China faz história: pela primeira vez, nasce uma semente de algodão na Lua

A missão espacial chinesa conseguiu fazer brotar uma semente de algodão na Lua, informou nesta terça-feira (15) a imprensa estatal, em um feito inédito, alcançado pelo Chang'e 4, a primeira sonda a pousar no lado …

Submarinos russos serão equipados com “torpedos do Juízo Final”

Os submarinos das frotas do Norte e do Pacífico da Marinha russa deverão brevemente contar com 32 drones nucleares Poseidon, conhecidos como “torpedos do Juízo Final”, capazes de destruir completamente cidades costeiras. Segundo revela o portal Russkoe …

Universidade egípcia expulsa aluna por abraçar o noivo (fora do campus)

A aluna abraçou o noivo quando o rapaz a pediu em casamento, mas o gesto, que não aconteceu no interior do campus, foi o suficiente para a jovem ser expulsa pela universidade. A universidade egípcia de Al …

Escultura “McJesus” provoca protestos em Israel

Uma escultura representando a figura de Ronald McDonald (da cadeia de fast food McDonald’s) crucificado, em uma exposição de arte em Israel, está provocando protestos da minoria cristã árabe no país. Centenas de cristãos árabes pediram …

Há uma espiral misteriosa na atmosfera de Vênus

A nave espacial não tripulada Akatsuki, do Japão, encontrou gigantescas estruturas espirais na atmosfera de Vênus, formadas por ventos polares e pela rápida rotação do planeta. A atmosfera de Vênus ganha atenção de astrônomos há quase …

Tem “barriga de cerveja”? Seu cérebro pode estar encolhendo

Uma equipe de pesquisadores britânicos concluiu que quem acumula mais gordura na zona do abdômen apresenta uma maior probabilidade de redução do cérebro e de aparecimento de demência. Com a linha da cintura em expansão, surgem …

Até os antigos egípcios faziam tarefa de casa

Uma tarefa de casa, escrita por uma criança do Antigo Egito, ficou preservada desde o segundo século a.C. – e as palavras podem parecer familiares até nos dias de hoje. Uma lição antiga preservada em uma …

Dinamarca avança com plano ambicioso de criar 9 ilhas na costa de Copenhague

O governo dinamarquês e a prefeitura de Copenhague, em conjunto com um gabinete de arquitectura e planejamento urbano, vão avançar com um ambicioso plano de criar nove ilhas na costa da capital do país. Um grandioso …

(cv) Euronews

Submarino alemão da Primeira Guerra Mundial aparece na costa da França

Os destroços de um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial emergiram em uma praia de Wissant, no norte da França. Há décadas enterrada na areia, a carcaça enferrujada da embarcação naufragada em 1917 agora pode …