Nave Soyuz MS-01 aterrissou com os 3 tripulantes a bordo no Casaquistão. Eles realizaram cerca de 40 experimentos científicos na ISS durante 4 meses.
O módulo de descida da nave russa Soyuz MS-01, com três tripulantes a bordo, aterrissou neste domingo (30) com sucesso nas estepes do Cazaquistão, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.
Na cápsula, retornaram à Terra o cosmonauta russo Anatoli Ivanishin, o astronauta japonês Takutya Onishi e a astronauta americana Kathleen Rubins, que ficaram em uma missão de quase quatro meses na Estação Espacial Internacional, ISS.
Durante sua permanência na ISS os três realizaram cerca de 40 experimentos científicos.
A MS-01, a primeira nave do novo modelo Soyuz, pousou a cerca de 140 quilômetros a sudeste da cidade de Zhezkazgan.
“Os tripulantes estão bem”, afirmou um porta-voz do CCVE citado por veículos de imprensa russos.
Rubins e Onishi, biólogos moleculares, regressaram da sua primeira missão ao espaço, enquanto o comandante Ivanishin repetiu a experiência de há cinco anos, que durou, na altura, cinco meses.
A participação de Kathleen Rubins na missão gerou particular entusiasmo depois de a cientista sequenciar ADN a bordo da Estação Espacial Internacional, uma estreia mundial.
Em agosto, Rubins sequenciou amostras de ADN de ratos, vírus e bactérias, usando o sistema MinION, ao mesmo tempo que investigadores na Terra sequenciavam, simultaneamente, amostras idênticas.
Segundo a agência espacial norte-americana NASA, a investigação de Kathleen Rubins pode ajudar a identificar micróbios potencialmente perigosos a bordo da Estação Espacial Internacional e diagnosticar doenças no espaço.
Rubins foi também a primeira mulher abordo da Estação Espacial Internacional desde que a italiana Samantha Cristoforetti regressou à Terra, com o recorde da mais longa viagem espacial feita por uma mulher (199 dias), em junho do ano passado.
A bordo da ISS permanecem os russos Sergei Rizhikov e Andrei Borisenko e o americano Shane Kimbrough, que chegaram à plataforma espacial no dia 21.