Macaco Tião venceria as eleições em mais de 100 cidades brasileiras

Fulviusbsas / Wikimedia

Estátua do Macaco Tião no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro

Estátua do Macaco Tião no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro

Muitos não lembram dele, outros sequer sabem que um dia um macaco foi ‘eleito’ prefeito do Rio de Janeiro. A história é completamente surreal. Até os dias de hoje, ela é contada em bares, butequins e restaurantes da boêmia carioca.

O Macaco Tião tornou-se celebridade na eleição de 1988 no Rio de Janeiro, quando teve seu nome lançado, como uma espécie de voto do protesto, para prefeito da capital fluminense, pelo programa humorístico “Casseta & Planeta” e conquistou mais de 400 mil votos.

Este fato o fez constar no Guinness World Records como o chimpanzé a receber mais votos no mundo. E tudo começou com uma brincadeira do inesquecível humorista Bussunda.

Como Tião não era um candidato reconhecido pelo Tribunal Regional Eleitoral, todos os votos dados para ele foram considerados nulos.

Naquela época as cédulas de votação eram de papel e no lugar de voto nulo e branco, os eleitores escreviam o nome do macaco: TIÃO.

Piada de Carioca

Na realidade, Macaco Tião era o chimpanzé mais adorado pelas crianças do Zoológico do Rio de Janeiro. Brincalhão, ele gostava de soltar ‘pum’ na frente das pessoas e tacar fezes em quem se aproximava dele, fazendo com que virasse uma celebridade. Adorava ficar dando cambalhotas.

Após a sua morte, em 23 de Dezembro de 1996, o zoológico do Rio inaugurou uma estatua de bronze em sua homenagem.

O Macaco Tião sempre foi motivo de grande atenção. Ele ocupava um recinto nobre no zoo, especialmente construído para ele. Tião chegou a ser capa do jornal francês Le Monde e do jornal americano New York Times, que noticiaram a sua morte como sendo de uma celebridade nacional.

O número de votos conquistados nas eleições de 1988 pelo Macaco Tião, 400 mil, representa em 2016 mais votos do que 100 prefeitos eleitos em diferentes cidades brasileiras, incluindo capitais.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dor nos olhos após COVID-19: cientistas explicam causa de complicação inesperada do vírus

Uma pesquisa de cientistas alemães mostrou que o coronavírus pode penetrar nos olhos e infectar os fotorreceptores e células ganglionares na retina. Isso pode ser uma causa de problemas com os olhos após a COVID-19. Os …

Estudo mostra como mudanças climáticas afetarão a energia hidrelétrica no Brasil

Um novo relatório publicado pela Global Environmental Change revela que, nas próximas décadas, as reduções de precipitação e vazão dos rios na região amazônica — a maior bacia hidrográfica do mundo e uma forte candidata …

Merkel é premiada por compromisso com a União Europeia

"Somente uma Europa unida é uma Europa forte", diz a líder alemã ao receber o prêmio Carlos 5º. Rei espanhol destaca pragmatismo e confiabilidade da chanceler federal, descrevendo-a como uma "mulher extraordinária". Prestes a deixar o …

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …