Quando Pitágoras nasceu, o teorema já tinha sido usado 2 mil anos antes

Stonehenge não foi construído em um dia, e com certeza o Teorema de Pitágoras também não. Mas será essa a única semelhança entre o monumento e a fórmula matemática? Pesquisadores defendem agora que o teorema foi aplicado na construção do monumento, 2 mil anos antes do nascimento do matemático.

Pitágoras de Samos é conhecido pelo seu teorema, uma fórmula que se aplica aos triângulos retângulos, em que a “hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos”. Mas, aparentemente, Pitágoras goza da fama sem ter sido o verdadeiro criador.

O famoso Teorema de Pitágoras pode se aplicar a Stonehenge, o monumento pré-histórico constituído por círculos de pedras, localizado no Reino Unido. A recente teoria é apresentada no recente livro Megalith: Studies in Stone.

O astrônomo britânico Robin Heath e sete outros pesquisadores usaram a geometria dos blocos de Stonehenge para sugerir que seus criadores sabiam os princípios do teorema, que já teria sido usado durante o período Neolítico.

O Teorema de Pitágoras é extremamente útil na construção de monumentos, para mapear constelações ou, até, dividir a Terra. Por esse motivo, não é de se admirar que os pesquisadores tenham reparado nos sinais do uso do teorema entre as culturas babilônicas, chinesas antigas e indianas védicas.

Chegamos assim à conclusão que o motivo pelo qual chamamos de Teorema de Pitágoras esta arma preciosa da matemática é meramente um acidente histórico do que outra coisa qualquer.

Na verdade, temos tendência em olhar para nossos ancestrais como homens das cavernas, quando eram verdadeiros astrônomos e cosmólogos, que estudavam ciclos lunares e solares mesmo antes de começarem a planejar a construção do monumento.

No livro, os autores afirmam que os monumentos eram construídos por astrônomos que entendiam das fases lunares, solares e dos ciclos de eclipses. Dessa forma, explicam, foram capazes de construir um calendário de pedra gigantesco, recorrendo a geometria muito complexa.

Em Stonehenge, há um grande triângulo retângulo que merece atenção, dado que sua forma de construção foi propositada para que fosse possível assinalar algumas datas no calendário da época, como solstícios de verão e inverno e equinócios de outono e primavera.

Além disso, diz o autor Robin Heath ao Telegraph, os pesquisadores encontraram 56 estacas ou pedras em volta de Stonehenge que poderiam ter sido utilizadas para prever eclipses e mostrar as posições do Sol, da Lua e as fases lunares.

O Woodhenge, a poucos quilômetros do Stonehenge, foi mais um monumento construído com base em um triângulo pitagórico (sem que, no entanto, Pitágoras tenha interferido). Esses triângulos foram ainda encontrados em outros locais, como no interior de um tempo druida em Inverness e no monumento Castlerigg, em Keswick.

A verdade é que os “construtores” não deixaram grandes registros de suas descobertas matemáticas. Relações numéricas escondidas em estruturas de pedra são um tema interessante para os historiadores, e, apesar de fornecer sinais claros de conhecimento e desenvolvimento cultural, podem também ser invenções da própria imaginação.

Não sabemos por que o nome de Pitágoras foi o escolhido para combinar com a palavra “teorema”, nem tampouco se os astrônomos construtores de Stonehenge foram os verdadeiros cérebros por trás dessa fórmula matemática.

Ainda assim, descobrir uma fórmula tão útil aplicada a essa estrutura de pedra fornece surpreendentes pistas sobre como as diversas culturas desenvolveram suas próprias ferramentas matemáticas para serem usadas na construção, nas viagens e até no entretenimento.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …