Complexo religioso com 5 mil anos descoberto perto de Stonehenge

Um complexo religioso e cerimonial com 5.650 anos foi descoberto a apenas dois quilómetros do famoso templo pré-histórico Stonehenge, no Reino Unido.

Um grupo de arqueólogos da Wessex Archaeology encontrou em Larkhill, no sul de Inglaterra, uma estrutura que terá sido construída cerca de mil anos antes das grandes pedras do monumento de Stonehenge terem sido erguidas.

Com 200 metros de diâmetro, o complexo é o primeiro grande monumento neolítico antigo a ser descoberto este século, perto de Stonehenge.

O centro religioso é formado por grandes covas circulares que, de acordo com os especialistas, eram usadas como sepulturas sagradas para ossos de pessoas importantes.

A presença de ossos de vaca, crânios e vasos de cerâmica no local sugere a realização de funerais ou outros acontecimentos religiosos como sacrifícios para os deuses.

Os arqueólogos já escavaram cerca de 100 metros, mas ainda não conseguiram localizar o resto do monumento.

A nova descoberta mostra que centenas de anos antes da construção de Stonehenge existia uma área ainda mais sagrada do que os especialistas pensavam.

“O complexo religioso é uma das descobertas mais emocionantes na paisagem de Stonehenge que os arqueólogos já fizeram. Isto transforma a nossa compreensão da intensidade da atividade neolítica”, destaca o arqueólogo Matt Leivers, citado pelo Independent.

Há apenas três meses, foi encontrado um antigo templo de enormes dimensões junto ao famoso monumento pré-histórico Stonehenge.

O templo está localizado a pouco mais de três quilómetros de Stonehenge e é composto pelo que parece ter sido um vasto círculo de postes de madeira gigantes, com 500 metros de diâmetro.

As recentes descobertas sugerem que poderão existir outros monumentos pré-históricos naquela zona, que passaram despercebidos.

BZR, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Morre primeiro paciente que se curou da aids

Conhecido como "o paciente de Berlim", Timothy Ray Brown passou por um transplante de células-tronco em 2007 e se curou tanto da aids como de uma leucemia. Mas o câncer retornou nos últimos meses e …

Ausência nas eleições poderá ser justificada pelo celular

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta quarta-feira (30) que a justificativa de ausência nas próximas eleições - cujas votações ocorrerão em 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno) - poderá …

"Mafalda" perde seu criador, Quino, aos 88 anos

O criador de Mafalda, o cartunista argentino Quino, morreu aos 88 anos. O icônico ilustrador e humorista marcou a vida argentina e do mundo todo com a criação da pequena menina com grandes ideias que …

Muito além de Netuno: objeto binário choca cientistas por ter partes orbitando muito perto

Um objeto transnetuniano (TNO, na sigla em inglês) binário foi detectado por uma rede de observação nos EUA. Objetos transnetunianos consistem em pequenos corpos gelados que orbitam o Sol a uma distância longínqua, para além …

Acusados de financiar terrorismo na Síria com bitcoins são detidos na França

A Procuradoria Nacional Antiterrorista (PNAT) da França anunciou a detenção nesta terça-feira (29) de 29 pessoas acusadas de transferir recursos a jihadistas na Síria graças a um circuito sofisticado no qual foram utilizadas criptomoedas. A …

Donald Trump e Joe Biden travam debate caótico

Xingamentos e interrupções marcam primeiro duelo direto. Trump se recusa a condenar racistas, e Biden chama presidente de palhaço e mentiroso. Democrata sinaliza que pretende retaliar Brasil por devastação ambiental. Faltando pouco mais de um mês …

Flight Simulator tem um bug com buraco bizarro no mapa do Brasil

Vejam só: encontraram um bug respeitável na edição 2020 de Flight Simulator, o respeitado simulador de voo da Microsoft. E, para o nosso orgulho, a falha se localiza especificamente no Brasil. Se você sobrevoar as coordenadas …

Médica fez viagem institucional para impedir aborto de criança vítima de estupro e Damares teria atuado nos bastidores

Uma reportagem da Folha de São Paulo afirmou que uma das médicas que trabalhou para impedir o aborto legal de uma criança de 10 anos que foi estuprada em São Mateus, ES, confessou, em entrevista, …

COVID-19: produção de vacina pode causar morte de meio milhão de tubarões, alertam especialistas

Óleo natural feito a partir do fígado dos tubarões é um componente-chave entre os ingredientes utilizados por vários candidatos a vacina contra a COVID-19. A Shark Allies, uma organização de defesa aos tubarões, da Califórnia, EUA, …

Quem é Amy Barrett, a indicada de Trump para Suprema Corte?

Se aprovada pelo Senado, atual juíza federal e católica devota poderá influenciar a vida pública dos EUA por décadas e mover de vez a composição da Corte para uma orientação conservadora. Se no Brasil o presidente …