Drone descobre vestígios de um “Game of Thrones” da vida real com 1300 anos

Osaka University and Institute of History and Archaeology, Mongolian Academy of Science

Imagens de um drone captaram monumento com 1300 anos nas estepes da Mongólia

Graças a imagens captadas com um drone, pesquisadores do Japão e da Mongólia descobriram um monumento construído com pilares de pedra, datado de 1300 anos atrás, que seria um sinal de um “Game of Thrones” da vida real.

Estão em causa 14 pilares de pedra encontrados nas estepes da Mongólia que fazem parte de um monumento, que teria sido construído há 1300 anos, e que dá aos pesquisadores pistas para antigas batalhas de poder, tão violentas como as que se travam na série “Game of Thrones”.

Estes pilares, detectados por arqueólogos da Universidade de Osaka, no Japão, e do Instituto de História e Arqueologia da Academia de Ciências da Mongólia, com base em imagens de um drone, rodeavam os vestígios de um antigo sarcófago de pedra.

O monumento teria sido construído durante o chamado Segundo Império (ou Qaghanate) Turco, no século VIII, salientam os pesquisadores em comunicado. A conclusão foi retirada com base em análises de radiocarbono em vestígios de carvão calcinado, de pele de carneiro e de osso de cavalo escavados do sarcófago.

Osaka University and Institute of History and Archaeology, Mongolian Academy of Science

Ilustração de um ritual em torno do monumento de 14 pilares, com 1300 anos, encontrado nas estepes da Mongólia

As pedras incluem inscrições em turco e indicam que a pessoa enterrada, cujos vestígios não foram encontrados, se tornou a segunda individualidade mais importante em um império que controlou grande parte da área que é, atualmente, a Mongólia e também partes do norte da China, antes de Gengis Khan ter conquistado o mundo.

Essa pessoa, cujo nome ainda não foi decifrado, tinha o título de “Yagbu”, algo como “vice-rei”, durante o reinado de Bilge Qaghan, ou Imperador Bilge (716-734). Este governante acabou envenenado, segundo dados históricos.

O Yagbu teria sobrevivido ao Imperador Bilge, obtendo, durante o reinado do seu sucessor, Tengri Qaghan (734-741), o título de “Tölis-Shad” ou “Realeza do Oriente”. Ele seria “o comandante-chefe e o mais alto funcionário administrativo da Mongólia oriental”, referem os arqueólogos.

Bilge e Tengri reinaram durante o Segundo Império turco que ficou marcado por instabilidades políticas e assassinatos em disputas de poder. O próprio Imperador Bilge teria chegado ao poder após um golpe perpetrado pela sua família contra o governante anterior.

Depois de ter assumido o poder, na sequência do envenenamento de Bilge, Tengri teria também sido assassinado, morte que iniciou a queda do Segundo Império turco.

“O monumento vai revelar as relações de poder dos governantes na área oriental do império turco e dos seus territórios, bem como suas relações políticas e militares com as tribos da Mongólia”, destacam os pesquisadores que continuam a análise das inscrições.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …