O tiroteio desta quinta-feira (29) na redação do jornal Capital Gazette, em Annapolis, no estado norte-americano do Maryland, causou pelo menos cinco mortos e vários feridos.
Segundo informaram as autoridades, o tiroteio causou pelo menos cinco mortos, com várias pessoas com ferimentos graves.
Um homem foi preso e está sendo interrogado pela polícia. “É um homem branco e estava armado com uma espingarda”, disse Ryan Frashure, porta-voz da polícia local, que confirmou: as autoridades recuperaram o que acreditam ser um explosivo que estava no edifício do jornal Capital Gazette.
Segundo o jornal Público, trata-se de Jarrod Ramos, um homem de 38 anos que teria levado a cabo esse tiroteio por causa de conflitos judiciais que mantinha com o jornal.
Na origem do ataque estaria um processo por difamação interposto pelo suspeito em 2012 contra Eric Hatley, antigo colunista e chefe de redação do jornal, e contra Thomas Marquardt, então diretor e editor do jornal.
Na base do processo estava um artigo publicado pelo periódico, também conhecido como The Capital, em julho de 2011, com o título “Jarrod quer ser seu amigo” e que relatava como o autor do tiroteio tinha, na época, assediado uma mulher no Facebook durante quase um ano. Segundo o mesmo artigo, Ramos se declarou culpado no processo e foi condenado a 18 meses de liberdade condicional.
Além do processo de difamação, também interpôs outra ação judicial por violação de privacidade, que acabou perdendo uma vez que o tribunal deu razão ao jornal porque, quando questionado pelo juiz, Ramos foi incapaz de apontar alguma falsidade no artigo.
Além de recorrer à Justiça, o homem de 38 anos, que encontrou neste massacre uma forma de vingança, também iniciou uma intensa campanha contra o jornal nas redes sociais, escreve ainda o Público.
Entre os mortos estão quatro jornalistas e um profissional da área comercial. O presidente dos EUA, Donald Trump, já reagiu ao tiroteio através do Twitter. “Meus pensamentos e orações estão com as vítimas e suas famílias”, afirmou, agradecendo ainda às autoridades de socorro e agentes da polícia que se deslocaram ao local.
Larry Hogan, governador do estado norte-americano do Maryland, também já reagiu e afirmou estar “absolutamente devastado ao saber da tragédia”.
Segundo a Associated Press, Ramos foi formalmente acusado de cinco crimes de homicídio qualificado.
Ciberia, Lusa // ZAP