Estado Islâmico reivindica tiroteio em Las Vegas; atirador se suicidou no hotel

Paul Buck / EPA

O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade, nesta segunda-feira (2), pelo pior tiroteio da história dos EUA, que fez pelo menos 50 mortos e mais de 400 feridos. Em comunicado publicado pela agência Amaq, o grupo terrorista afirmou que o atacante responsável pelo tiroteio, em Las Vegas, “era um soldado do Estado Islâmico”.

“O atirador de Las Vegas é um soldado do Estado Islâmico em resposta ao pedido para atacar países da coligação”, lê-se na nota, citada pelo jornal Independent, acrescentando que o homem se “converteu ao Islã há vários meses”.

Nesta segunda-feira, o xerife da polícia local, Joe Lombardo, confirmou que se tratava de Stephen Paddock, um homem de 64 anos que vivia em Nevada. A imprensa norte-americana adianta que, apesar de não ter cadastro criminal, era um sujeito conhecido das autoridades locais.

A companheira, Marilou Danley, que chegou a ser procurada pela polícia, também já foi localizada pelas autoridades.

O homem foi encontrado em um dos quartos do 32º andar do hotel Mandalay Bay, próximo de onde ocorria o festival de música country, ao lado de várias armas. A polícia acredita que o atirador teria se suicidado.

(dr)

Primeira foto de Stephen Paddock, atirador que matou 50 pessoas e feriu outras 400 em Las Vegas

Segundo o jornal britânico, ainda não é possível verificar a veracidade da reivindicação do grupo terrorista, mas a verdade é que surge dias depois de ter divulgado um discurso no qual o líder Abu Bakr al-Baghdadi incentiva a um “ataque intensivo contra os infiéis”.

Neste momento, o último balanço dá conta de pelo menos 50 mortos e mais de 400 feridos. Mais de 40 mil pessoas assistiam ao festival que ocorria ao ar livre.

Em entrevista por telefone à agência Reuters, Eric Paddock, irmão do atirador, garante “não fazer a mínima ideia” dos motivos para o massacre. “Estamos horrorizados. Estamos incrédulos com tudo isto e queremos enviar nossas condolências às vítimas”, afirmou.

A polícia bloqueou o trânsito no centro da cidade e alguns voos do Aeroporto Internacional McCarran estão sendo desviados para outros destinos.

O presidente norte-americano, Donald Trump, manifestou suas condolências às vítimas e familiares através do Twitter. “Profundas condolências e solidariedade às vítimas e seus familiares do terrível tiroteio em Las Vegas. Deus vos abençoe!”, escreveu na rede social.

Entretanto, Trump falou a partir da Casa Branca, em Washington, considerando este tiroteio como “um ato de pura maldade” e anunciou que fará uma visita ao local ainda nesta semana.

Atualização – 13h30
O FBI afirmou que Stephen Paddock não tinha ligação com o grupo extremista Estado Islâmico, que assumiu a responsabilidade pelo ataque. “À medida que esse evento se desenrola, não determinamos, até este ponto, qualquer conexão com um grupo terrorista internacional”, disse o agente especial do FBI Aaron Rouse em declarações à imprensa, citadas pela Sputnik News.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …