Estado Islâmico reivindica tiroteio em Las Vegas; atirador se suicidou no hotel

Paul Buck / EPA

O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade, nesta segunda-feira (2), pelo pior tiroteio da história dos EUA, que fez pelo menos 50 mortos e mais de 400 feridos. Em comunicado publicado pela agência Amaq, o grupo terrorista afirmou que o atacante responsável pelo tiroteio, em Las Vegas, “era um soldado do Estado Islâmico”.

“O atirador de Las Vegas é um soldado do Estado Islâmico em resposta ao pedido para atacar países da coligação”, lê-se na nota, citada pelo jornal Independent, acrescentando que o homem se “converteu ao Islã há vários meses”.

Nesta segunda-feira, o xerife da polícia local, Joe Lombardo, confirmou que se tratava de Stephen Paddock, um homem de 64 anos que vivia em Nevada. A imprensa norte-americana adianta que, apesar de não ter cadastro criminal, era um sujeito conhecido das autoridades locais.

A companheira, Marilou Danley, que chegou a ser procurada pela polícia, também já foi localizada pelas autoridades.

O homem foi encontrado em um dos quartos do 32º andar do hotel Mandalay Bay, próximo de onde ocorria o festival de música country, ao lado de várias armas. A polícia acredita que o atirador teria se suicidado.

(dr)

Primeira foto de Stephen Paddock, atirador que matou 50 pessoas e feriu outras 400 em Las Vegas

Segundo o jornal britânico, ainda não é possível verificar a veracidade da reivindicação do grupo terrorista, mas a verdade é que surge dias depois de ter divulgado um discurso no qual o líder Abu Bakr al-Baghdadi incentiva a um “ataque intensivo contra os infiéis”.

Neste momento, o último balanço dá conta de pelo menos 50 mortos e mais de 400 feridos. Mais de 40 mil pessoas assistiam ao festival que ocorria ao ar livre.

Em entrevista por telefone à agência Reuters, Eric Paddock, irmão do atirador, garante “não fazer a mínima ideia” dos motivos para o massacre. “Estamos horrorizados. Estamos incrédulos com tudo isto e queremos enviar nossas condolências às vítimas”, afirmou.

A polícia bloqueou o trânsito no centro da cidade e alguns voos do Aeroporto Internacional McCarran estão sendo desviados para outros destinos.

O presidente norte-americano, Donald Trump, manifestou suas condolências às vítimas e familiares através do Twitter. “Profundas condolências e solidariedade às vítimas e seus familiares do terrível tiroteio em Las Vegas. Deus vos abençoe!”, escreveu na rede social.

Entretanto, Trump falou a partir da Casa Branca, em Washington, considerando este tiroteio como “um ato de pura maldade” e anunciou que fará uma visita ao local ainda nesta semana.

Atualização – 13h30
O FBI afirmou que Stephen Paddock não tinha ligação com o grupo extremista Estado Islâmico, que assumiu a responsabilidade pelo ataque. “À medida que esse evento se desenrola, não determinamos, até este ponto, qualquer conexão com um grupo terrorista internacional”, disse o agente especial do FBI Aaron Rouse em declarações à imprensa, citadas pela Sputnik News.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Um traumatizado veterano SEAL da Marinha dos EUA disse que uma viagem "mágica" de cogumelo pôs fim à sua depressão

Antes de sua primeira viagem guiada de cogumelos “mágicos”, Chad Kuske era prisioneiro de sua própria raiva no trânsito. Se um carro parasse na frente dele, ele ficava consumido pela raiva, ultrapassando todos os veículos em …

Esta espécie rara de uva é maior que um ovo de galinha

Não, as fotos de uvas gigantes (do tamanho de ovos de galinha) não são falsas. Se você passa um tempo considerável na internet, deve ter visto imagens dessas frutas atípicas por aqui. Para a surpresa …

Reino Unido anuncia novas restrições após fim do lockdown para tentar conter segunda onda de covid-19

O Reino Unido sai na próxima semana de um novo lockdown, mas, diante do aumento de casos de covid-19 no país, não entra em um período de flexibilização das medidas de distanciamento social. Nesta quinta-feira (26/11), …

Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia. Os dedos do …

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …