Estado Islâmico reivindica tiroteio em Las Vegas; atirador se suicidou no hotel

Paul Buck / EPA

O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade, nesta segunda-feira (2), pelo pior tiroteio da história dos EUA, que fez pelo menos 50 mortos e mais de 400 feridos. Em comunicado publicado pela agência Amaq, o grupo terrorista afirmou que o atacante responsável pelo tiroteio, em Las Vegas, “era um soldado do Estado Islâmico”.

“O atirador de Las Vegas é um soldado do Estado Islâmico em resposta ao pedido para atacar países da coligação”, lê-se na nota, citada pelo jornal Independent, acrescentando que o homem se “converteu ao Islã há vários meses”.

Nesta segunda-feira, o xerife da polícia local, Joe Lombardo, confirmou que se tratava de Stephen Paddock, um homem de 64 anos que vivia em Nevada. A imprensa norte-americana adianta que, apesar de não ter cadastro criminal, era um sujeito conhecido das autoridades locais.

A companheira, Marilou Danley, que chegou a ser procurada pela polícia, também já foi localizada pelas autoridades.

O homem foi encontrado em um dos quartos do 32º andar do hotel Mandalay Bay, próximo de onde ocorria o festival de música country, ao lado de várias armas. A polícia acredita que o atirador teria se suicidado.

(dr)

Primeira foto de Stephen Paddock, atirador que matou 50 pessoas e feriu outras 400 em Las Vegas

Segundo o jornal britânico, ainda não é possível verificar a veracidade da reivindicação do grupo terrorista, mas a verdade é que surge dias depois de ter divulgado um discurso no qual o líder Abu Bakr al-Baghdadi incentiva a um “ataque intensivo contra os infiéis”.

Neste momento, o último balanço dá conta de pelo menos 50 mortos e mais de 400 feridos. Mais de 40 mil pessoas assistiam ao festival que ocorria ao ar livre.

Em entrevista por telefone à agência Reuters, Eric Paddock, irmão do atirador, garante “não fazer a mínima ideia” dos motivos para o massacre. “Estamos horrorizados. Estamos incrédulos com tudo isto e queremos enviar nossas condolências às vítimas”, afirmou.

A polícia bloqueou o trânsito no centro da cidade e alguns voos do Aeroporto Internacional McCarran estão sendo desviados para outros destinos.

O presidente norte-americano, Donald Trump, manifestou suas condolências às vítimas e familiares através do Twitter. “Profundas condolências e solidariedade às vítimas e seus familiares do terrível tiroteio em Las Vegas. Deus vos abençoe!”, escreveu na rede social.

Entretanto, Trump falou a partir da Casa Branca, em Washington, considerando este tiroteio como “um ato de pura maldade” e anunciou que fará uma visita ao local ainda nesta semana.

Atualização – 13h30
O FBI afirmou que Stephen Paddock não tinha ligação com o grupo extremista Estado Islâmico, que assumiu a responsabilidade pelo ataque. “À medida que esse evento se desenrola, não determinamos, até este ponto, qualquer conexão com um grupo terrorista internacional”, disse o agente especial do FBI Aaron Rouse em declarações à imprensa, citadas pela Sputnik News.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …