Tiroteio em redação de jornal nos EUA faz cinco mortos

O tiroteio desta quinta-feira (29) na redação do jornal Capital Gazette, em Annapolis, no estado norte-americano do Maryland, causou pelo menos cinco mortos e vários feridos.

Segundo informaram as autoridades, o tiroteio causou pelo menos cinco mortos, com várias pessoas com ferimentos graves.

Um homem foi preso e está sendo interrogado pela polícia. “É um homem branco e estava armado com uma espingarda”, disse Ryan Frashure, porta-voz da polícia local, que confirmou: as autoridades recuperaram o que acreditam ser um explosivo que estava no edifício do jornal Capital Gazette.

Segundo o jornal Público, trata-se de Jarrod Ramos, um homem de 38 anos que teria levado a cabo esse tiroteio por causa de conflitos judiciais que mantinha com o jornal.

Na origem do ataque estaria um processo por difamação interposto pelo suspeito em 2012 contra Eric Hatley, antigo colunista e chefe de redação do jornal, e contra Thomas Marquardt, então diretor e editor do jornal.

Na base do processo estava um artigo publicado pelo periódico, também conhecido como The Capital, em julho de 2011, com o título “Jarrod quer ser seu amigo” e que relatava como o autor do tiroteio tinha, na época, assediado uma mulher no Facebook durante quase um ano. Segundo o mesmo artigo, Ramos se declarou culpado no processo e foi condenado a 18 meses de liberdade condicional.

Além do processo de difamação, também interpôs outra ação judicial por violação de privacidade, que acabou perdendo uma vez que o tribunal deu razão ao jornal porque, quando questionado pelo juiz, Ramos foi incapaz de apontar alguma falsidade no artigo.

Além de recorrer à Justiça, o homem de 38 anos, que encontrou neste massacre uma forma de vingança, também iniciou uma intensa campanha contra o jornal nas redes sociais, escreve ainda o Público.

Entre os mortos estão quatro jornalistas e um profissional da área comercial. O presidente dos EUA, Donald Trump, já reagiu ao tiroteio através do Twitter. “Meus pensamentos e orações estão com as vítimas e suas famílias”, afirmou, agradecendo ainda às autoridades de socorro e agentes da polícia que se deslocaram ao local.

Larry Hogan, governador do estado norte-americano do Maryland, também já reagiu e afirmou estar “absolutamente devastado ao saber da tragédia”.

Segundo a Associated Press, Ramos foi formalmente acusado de cinco crimes de homicídio qualificado.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A descoberta sobre o sistema imunológico que pode ajudar a combater todos os tipos de câncer

Uma recente descoberta sobre o nosso sistema imunológico pode se tornar uma arma para tratar todos os tipos de câncer. Uma equipe de cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales, desenvolveu um método em …

Holanda apresenta primeira usina de energia solar flutuante do planeta

A partir de 2022, a Holanda deverá ter a primeira usina de energia solar flutuante em funcionamento no mundo. Construída na água, a estação de energia limpa deverá se chamar Zon-op-Zee (“Sol no Mar”, em …

Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é …

Davos assiste choque entre Greta Thunberg e Trump sobre o clima

A 50ª edição do Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta terça-feira (21) na Suíça dominada pelos debates sobre as mudanças climáticas. Pelo segundo ano consecutivo, a jovem ativista sueca Greta Thunberg foi convidada a …

China proibirá plástico não biodegradável

País asiático quer reduzir o uso de produtos como talheres e sacolas descartáveis em 30% até 2025. Plano prevê proibições escalonadas em hotéis, restaurantes e serviços de entrega do comércio eletrônico em áreas urbanas. As autoridades …

Inteligência artificial está sendo usada para combater extinção de pinguins

Uma tecnologia de inteligência artificial está sendo determinante no combate à extinção de pinguins no mundo. A ferramenta está sendo utilizada pela Gramener, empresa membro Intel AI Builder, que, a partir de imagens de regiões …

Criaram um escape room baseado em La Casa de Papel

As empresas Fever Originals, Atresmedia e Enigma Exprés criaram um escape room na Espanha baseado em “La Casa de Papel“. Mais de 80 mil pessoas participaram da primeira temporada do desafio. Vestidos com os uniformes e …

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …