Mesquita gay acolhe muçulmanos homossexuais na África do Sul

(cv) docukanaal / Yoytibe

Muhsin Hendricks

Muhsin Hendricks

Imã enfrentou preconceito e fundou comunidade sem discriminação. País africano reconhece casamento gay, mas iniciativa causou alvoroço.

Mesmo em um país liberal como a África do Sul, o imã Muhsin Hendricks, que fundou na Cidade do Cabo a primeira mesquita aberta aos homossexuais, gera curiosidade com seu projeto de promover uma comunidade muçulmana sem discriminação.

Neto de um imã, Muhsin Hendricks sempre sonhou em assumir essa posição, mas, quando soube que era homossexual, pensou que esse sonho tinha se tornado impossível.

“Me divorciei aos 29 anos, depois de ter sido casado durante seis”, disse Hendricks. “Foi nesse momento que eu disse: Chega de vida dupla. Tenho que ser honesto comigo mesmo”, acrescentou.

Depois de assumir sua homossexualidade, decidiu continuar desafiando os preconceitos, e em 1996 criou o grupo “Inner Circle” (Círculo Interior), uma comunidade que apoia todos os muçulmanos que se sentem rejeitados devido à sua orientação sexual.

Cinco anos depois, abriu sua própria mesquita, um templo que foi batizado de “mesquita aberta” ou “mesquita do povo”.

No início, a sala de oração foi improvisada discretamente em casa, mas hoje já conta com um edifício no bairro de Wynberg.

Lá, homossexuais podem rezar tranquilos, e recebem sua bênção quando decidem se casar.

“Decidi fazer parte de uma comunidade na qual me sinto bem-vindo, onde posso ter uma relação sadia com Deus e não me sinto constantemente um pecador”, disse Zaid Philander, um dos membros do grupo.

Em comparação com outros países da região, a nação arco-íris, nascida após a queda do regime do apartheid, é um refúgio de paz para os homossexuais e as pessoas transgênero.

Na África do Sul, o direito dos homossexuais ao casamento é reconhecido desde 2006, ao contrário de um entorno regional onde muitos países consideram certas preferências sexuais como crimes.

Estupros ‘corretivos’

Se é assim no papel. Na prática muitos gays e lésbicas continuam sendo discriminados, às vezes sofrem agressões e inclusive estupros “corretivos”.

Na comunidade muçulmana da Cidade do Cabo, que conta com cerca de 300.000 membros, a iniciativa de Muhsin Hendricks causou um previsível alvoroço.

Como se pode ser homossexual? Isso é proibido”, afirma Yusuf Pandy, imã da mesquita de Mowbray. “É nosso dever de imã ou muçulmano ir falar com eles e dizer: ‘Não, não se pode ser assim’”, completou.

O proselitismo às vezes vai além das palavras, e em várias ocasiões “a mesquita do povo” sofreu ataques perpetrados por fiéis tradicionalistas.

“Nossa principal dificuldade é que a mensagem transmitida à comunidade sobre a problemática dos homossexuais vem de clérigos totalmente homofóbicos”, constatou amargamente Abdul Karriem Matthews, um dos responsáveis do “Inner Circle”.

Apesar de tudo, Muhsin Hendricks é positivo e prefere acreditar que a semente de tolerância semeada no coração da sua comunidade vai germinar e que a sua mesquita um dia vai ser reconhecida pelos outros imãs e por seus fiéis.

“Com a comunidade muçulmana, há uma relação de amor e ódio”, resumiu. “Às vezes eles gostariam de me jogar do alto da montanha, mas outras vezes apreciam que haja uma imã pronto para trabalhar com as pessoas que eles não querem acolher”, contou.

Na “mesquita do povo”, a oração das sextas-feiras se parece com a de qualquer outro templo muçulmano – embora um olhar mais atento revele que a tradição de separar homens e mulheres não existe lá.

Eu não considero minha comunidade como um inimigo”, insistiu Muhsin Hendricks. “Eu a vejo mais como falta de informação. E isso é precisamente o que eu quero oferecer”, concluiu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …