Tomek, um morador de rua polonês de 34 anos, recebeu 100 euros (cerca R$ 435) de um grupo de turistas ingleses que comemoravam uma despedida de solteiro em Benidorm, na Espanha, para fazer uma tatuagem na testa com detalhes sobre o noivo.
“Jamie Blake, North Shields, N28”. Foi esta a frase que Tomek, um morador de rua polonês vivendo em Benidorm, na Espanha, tatuou na testa em troca de 100 euros. De acordo com o The Guardian, a proposta foi feita por um grupo de turistas britânicos que festejavam uma despedida de solteiro.
Em declarações ao jornal, Karen Maling Cowles, presidente da Benidorm British Business Association, afirma que o mendigo de 34 anos tatuou o nome e a nova morada do noivo, embora a tatuagem não tenha sido acabada porque Tomek estava com muitas dores.
O estúdio que fez a tatuagem compartilhou a fotografia do momento no Facebook, que entretanto foi apagada, causando a revolta dos residentes dessa região turística. Cowles conseguiu, entretanto, encontrar o polonês depois de ver a foto na rede social.
“Fiquei chocada. Em nível humano, isso é repugnante, esse rapaz podia ser meu filho. A comunidade está revoltada e muitos turistas também. É horrível, pegar na situação de uma pessoa vulnerável e pensar que, desperdiçando algum dinheiro, se pode ter um pouco de diversão”, disse ao diário inglês.
Cowles explicou que o morador de rua tem icterícia, tremores e problemas com o álcool, acrescentando ainda que teria chegado a Benidorm depois de andar 2.700 quilômetros, após ter terminado com a namorada.
Depois de ter ficado com os 100 euros, Tomek admitiu que gastou parte do dinheiro e que o restante, cerca de 17 euros (R$ 74), lhe acabou por ser roubado quando foi atacado na praia.
“Claro que quando alguém oferece 100 euros a um morador de rua, essa pessoa aceita”, afirma Cowles, cujo marido é tatuador. “Infelizmente, isso é o que acontece com pessoas que estão vulneráveis. Ficou envergonhado quando me aproximei dele porque estava coberto de areia por estar dormindo na praia. Eu disse: ‘Vou fazer alguma coisa para tentar te ajudar’ e ele pegou na minha mão, a beijou e respondeu: ‘Você é um anjo’“.
Inicialmente, Maling Cowles planejava angariar dinheiro para que o morador de rua conseguisse remover a tatuagem, no entanto, depois de conhecer Tomek, decidiu fazer mais por ele.
“Remover a tatuagem é importante porque mostra que não aceitamos isso, mas o resto da sua vida também é muito importante”, disse. “Quero dar a ele a ajuda que precisa”.
Perante o sucedido, Cowles acredita que é necessário existir um diálogo mais amplo sobre o comportamento de alguns turistas britânicos no estrangeiro. “Temos que entender por que esse tipo de comportamento acontece e porque é que supostamente não há problema em fazer o que lhes bem apetece quando estão de férias”.
O município de Benidorm, que passou anos tentando mudar o estigma de ser uma zona de festas e álcool para se tornar um resort de luxo, já tinha emitido avisos em abril contra os turistas envolvidos em “comportamentos não-cívicos”.
Ciberia // ZAP